PUBLICIDADE
HomeNotíciasNovidades
Compartilhar

Segundo ANP, 17% dos postos de combustível do Brasil querem te roubar

Balanço das fiscalizações em 2017 mostra proporção de fraudes em quantidade e na qualidade de combustível

A ANP (Agência Nacional do Petróleo) divulgou na segunda (12) o seu "Balanço Anual de Fiscalização do Abastecimento", referente ao ano de 2017, quando foram fiscalizados 12.910 postos no país. Isso representa 30,9% de todos os 41.829 postos de combustível que o Brasil tinha no final de 2016, segundo o Anuário 2017 da ANP. Se essa é uma amostra representativa do que se encontra por aí, o balanço traz mais um motivo para você arrancar os cabelos. De todos os postos fiscalizados, 17%, ou 2.195 deles, só querem saber de uma coisa: te roubar. Isso porque 13% dos locais de abastecimento vendem combustível fora das especificações, enquanto 4% vendem "com vício de quantidade". Em outras palavras, vendem menos do que o 1 litro que aparece no marcador. Assustador, não é?

O balanço trata da fiscalização não só de postos de combustível, mas também de distribuidores, vendedores de GLP (o gás de cozinha), transportadores e mais uma infinidade de outros pontos da cadeia de abastecimento brasileira. Nenhum deles, de todo modo, mais representativo do que o dos revendedores de combustível ao consumidor final. Afinal, foram fiscalizados, no total, 20.102 estabelecimentos, dos quais 12.910 postos de combustível. Ou 64,2%.

Gráfico do Balanço Anual de Fiscalização do Abastecimento da ANP - Postos de combustível fiscalizados

A infração mais frequente dos postos de combustível é não cumprir notificações, com um total de 24%. Ou seja, ser fiscalizado, notificado e não dar a menor pelota. Em seguida vêm a falta de equipamentos requeridos pela agência (16%) e não prestar informações ao consumidor (14%). Romper ou ocultar faixa de lacre aparece com 1% das infrações. Tudo isso está intimamente ligado ao processo de enganação dos clientes.

Gráfico do Balanço Anual de Fiscalização do Abastecimento da ANP - Distribuidores

Contrariando o ditado "ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão", nota-se no balanço que uma fatia expressiva dos distribuidores de combustível (10%) comercializam ou armazenam produto "não conforme com a especificação". Ou seja, vendem aos postos combustível batizado. Fica a pergunta se os postos não têm um controle próprio de especificação que os ajude a evitar esse tipo de combustível. Ou se a coisa toda já não é combinada antes de ser vista nas bombas.

Gráfico do Balanço Anual de Fiscalização do Abastecimento da ANP - Fraudes no etanol

O gráfico acima mostra que o combustível mais adulterado no Brasil é o etanol. E a maior parte das fraudes diz respeito à mistura do etanol com metanol (37%), um tipo de álcool tóxico para seres humanos. Teor alcoólico (26%), teor de etanol (6%) e teor de água (2%) também dizem respeito ao que é misturado ao etanol hidratado para que o consumidor tenha menos daquilo que deveria receber. É uma adulteração que, teoricamente, causa menos dano do que a cometida contra a gasolina, o segundo combustível mais adulterado do país.

Gráfico do Balanço Anual de Fiscalização do Abastecimento da ANP - Fraudes na gasolina

Metade dos casos de fraude no derivado do petróleo se referem a uma adição de etanol acima da permitida por lei (50%), mas há também mistura com metanol (20%) e, o mais preocupante, adição de solventes (10%), elementos que prejudicam e muito o motor.

Gráfico do Balanço Anual de Fiscalização do Abastecimento da ANP - Distribuição das fraudes por Estados

Das infrações cometidas para adulterar as propriedades dos combustíveis, 25% aconteceram no Espírito Santo. São Paulo vem logo atrás, com 19% dos casos, e o Rio de Janeiro é o terceiro no ranking da falcatrua, com 14%. A média nacional é de 8%.

Quando se fala em roubar na quantidade, os Estados mais afetados pela tramoia são Alagoas, Amazonas e Maranhão, com 10% cada, seguidos de perto por Pernambuco e Piauí (9% cada), Rio de Janeiro e Rondônia (8% cada), Ceará e Pará (7% cada) e Mato Grosso e Tocantins (5% cada). A média nacional, neste caso, fica em 4%.

Eis um retrato feio do país em que vivemos. Um que já se acostumou a ver carros com multas milionárias e casos cabeludos de corrupção continuamente acobertados por gente no poder. E que infelizmente corrobora a tese de que os políticos não são exceções, mas um triste reflexo de nossa realidade cotidiana.

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro