Quando a Audi revelou o conceito PB18 e-tron, cantamos a bola: o que ele tinha de mais legal eram as baterias solid-state. Mais baratas que as de íons de lítio, mais resistentes e mais rápidas de recarregar, elas são apontadas como o futuro dos carros elétricos. Pois, segundo o site Autoweek.nl, o supercarro elétrico será produzido em série. Em tiragem limitada, mas poderemos vê-lo rodando nas ruas com um bocado de sorte: serão 50 unidades, segundo Bram Schot, CEO da Audi na Holanda.
Uma das explicações para a produção foi o PB18 e-tron ter estreado em Pebble Beach, um reduto de gente cheia da grana e com paixão por automóveis. Muitos destes endinheirados devem ter pedido à Audi a chance de comprar o modelo. Que tem 4,53 m, 2 m de largura e apenas 1,15 m de altura. Em vez de um motor, como teria um superesportivo com motor a combustão, o conceito tem três: um no eixo dianteiro e dois no traseiro. O dianteiro entrega 150 kW (204 cv) e os traseiros providenciam mais 350 kW (476 cv) para um total de 500 kw (680 cv), que podem chegar a 570 kW (775 cv) em uma espécie de "booster". Com essa potência toda, o PB18 e-tron vai de 0 a 100 km/h em menos de 2 s. A velocidade máxima não foi informada. No vídeo abaixo, o elétrico mostra sua posição central de dirigir. Banco, volante e pedais podem ser colocados à direita, à esquerda ou no centro do carro quando se aciona o Nível 0 de autonomia. Uma brincadeira com os autônomos que destaca que o PB18 pode não ter nenhuma assistência à direção. Em modo de corrida.
Se o PB18 realmente for produzido, ele não custará pouco. E talvez até venha equipado com as baterias solid-state, que ainda estão em pesquisa. Para um carro tão exclusivo, isso não seria empecilho. A Audi pode perfeitamente trocá-las pelo modelo final quando elas estiverem testadas e desenvolvidas. Ainda que custem uma fortuna. Dinheiro, para os futuros donos deste supercarro, não será problema.