PUBLICIDADE
HomeNotíciasNovidades
Compartilhar

Audi PB18 e-tron, elétrico, esconde seu maior trunfo: baterias solid-state

Apontadas como o futuro dos elétricos, elas se recarregam completamente em 15 minutos. E proporcionam 500 km de autonomia

A Audi revelou em Pebble Beach, o evento de antigos mais prestigiado do mundo, um conceito que poderia passar batido. Mas que não deveria. O PB18 e-tron é um esportivo elétrico com posição de dirigir deslocável, podendo ficar no centro da cabine ou em cada uma das laterais. Não há conexões mecânicas entre as rodas e os comandos do veículo, ou seja, com volante e pedais. Mesmo assim, o supercarro não tem nenhum nível de assistência ou de autonomia. Tudo isso pode parecer mais do mesmo. E é, pensando em carros conceito mas há algo para que a Audi não chama muito a atenção e que é o que o carro tem de mais impressionante: baterias solid-state. 

Também chamadas de baterias de estado sólido, elas são apontadas como a maior revolução no caminho do carro elétrico. Mais leves, resistentes, baratas e fáceis de carregar do que as de íons de lítio, as solid-state que equipam o PB18 e-tron têm capacidade de 95 kWh. Isso confere ao supercarro, que pesa menos de 1.550 kg, uma autonomia de mais de 500 km. Operando em 800V, como o Porsche Taycan, o supercarro elétrico poderia ser recarregado completamente em apenas 15 minutos. Obviamente com um supercarregador, de alta amperagem.

Audi PB18 e-tron

O PB18 e-tron tem 4,53 m, 2 m de largura e apenas 1,15 m de altura. Em vez de um motor, como teria um superesportivo com motor a combustão, o conceito tem três: um no eixo dianteiro e dois no traseiro. O dianteiro entrega 150 kW (204 cv) e os traseiros providenciam mais 350 kW (476 cv) para um total de 500 kw (680 cv), que podem chegar a 570 kW (775 cv) em uma espécie de "booster". Com essa potência toda, o PB18 e-tron vai de 0 a 100 km/h em menos de 2 s. A velocidade máxima não foi informada.

Audi PB18 e-tron

Com seus comando "by wire", apetite para andar rápido e suas baterias revolucionárias, o PB18 é uma mistura de Pebble Beach (cujas iniciais dão nome ao carro) e do Audi R18 e-tron, o antigo bicho-papão de Le Mans. Pode não se concretizar como carro de produção, ainda que limitada, mas promete abrir caminho para uma nova geração de elétricos. Mais baratos, mais confiáveis e livres de "ansiedade de autonomia".

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro