Apesar de ainda não estar no site oficial da Audi, o novo SUV da empresa, Q8, já tem preço definido para o mercado brasileiro. A fabricante alemã divulgou essa semana a tabela de preços atualizada para o mês de agosto e lá já consta a novidade.
O SUV topo de linha, que foi apresentado ao mercado brasileiro durante o Salão do Automóvel de São Paulo, parte de R$ 471.990 e chega aos R$ 503.990 na versão Black. No entanto, a marca trabalhará com uma extensa lista de opcionais, fazendo o preço chegar até os R$ 582.390. AS duas versões são equipadas com motor 3.0 TFSI de seis cilindros com 340 cv e 51 kgfm de torque. O câmbio é sempre automático de oito marchas.
Os opcionais são a pintura metálica (por R$ 2.400); um pacote assistências laterais em manobras (de R$ 8 mil); outro pacote tecnológico com sistemas como eixo traseiro dinâmico, head-up display e faróis night vision (por R$ 33 mil); rodas de alumínio de 22 polegadas (ao valor de R$ 15 mil); e suspensão a ar adaptativa, por R$ 20 mil.
Com 4,99 m de comprimento, 2 m de largura, 1,71 m de altura e um entre-eixos de 3 m, o Q8 é mais curto, largo e baixo do que o Q7, o que reforça a proposta esportiva para além da mera aparência. Mas não pense que, por isso, o Q8 é mais simples que o Q7. Pelo contrário: a Audi faz questão de ressaltar que ele é seu SUV mais sofisticado. No que se refere à nomenclatura, a Audi segue o exemplo da BMW, que chama as versões cupê de seus SUVs com um número par posterior ao deles. Em outras palavras, o X6 é o cupê do X5, assim como o X4 é o do X3.
O Q8 tem três telas de TFT. A primeira, de 12,3 polegadas, é para o Audi Virtual Cockpit, o painel digital da marca. Outra, de 10,1 polegadas, serve ao sistema multimídia MMI, que agora conta com inteligência artificial e entende frases como "estou com fome" para indicar os restaurantes mais próximos de onde o modelo e seu motorista estiverem. Por fim, há uma tela menorzinha, de 8,6 polegadas, para controlar o sistema de climatização.