PUBLICIDADE
HomeNotíciasNovidades
Compartilhar

Novo topo de linha da marca, Audi Q8 faz sua estreia mundial

Crossover cupê de 4,99 m de comprimento é o parente esportivo do A8. Vendas terão início no terceiro trimestre na Europa

A Audi deve ter sentido que os donos do A8 queriam ter um estilo mais jovial. Um que os apresentasse como donos de um estilo de vida ativo, dinâmico, mas que também permitisse que eles entrassem mais facilmente no carro. Sabe como é a idade... E a resposta para esses anseios surgiu nesta terça (5) na forma de um crossover cupê topo de linha, o novo Q8.

Com 4,99 m de comprimento, 2 m de largura, 1,71 m de altura e um entre-eixos de 3 m, o Q8 é mais curto, largo e baixo do que o Q7, o que reforça a proposta esportiva para além da mera aparência. Mas não pense que, por isso, o Q8 é mais simples que o Q7. Pelo contrário: a Audi faz questão de ressaltar que ele é seu SUV mais sofisticado. No que se refere à nomenclatura, a Audi segue o exemplo da BMW, que chama as versões cupê de seus SUVs com um número par posterior ao deles. Em outras palavras, o X6 é o cupê do X5, assim como o X4 é o do X3

Apesar da apresentação, a Audi ainda faz mistério sobre a motorização do novo SUV cupê. Sabemos que ele terá um V6 3.0 turbinado de 340 cv e outr a diesel, de 285 cv, por publicações que acompanharam a apresentação na China, mais especificamente na cidade de Shenzhen, considerada a capital tecnológica daquele país. O que a Audi se limitou a dizer é que o Q8 terá o novo sistema híbrido leve de 48V, a exemplo do A6, e tração quattro. A empresa menciona o sistema de tração integral permanente para dizer que o Q8 seria um legítimo SUV, capaz de encarar trilhas com desenvoltura. A suspensão a ar do modelo, provavelmente opcional, permite que o Q8 tenha um vão livre de até 25 cm. Isso porque ela se eleva em até 9 cm quando isso é necessário. Em uso urbano, é bem provável que o vão livre fique em 16 cm.

Audi Q8

O Q8 tem três telas de TFT. A primeira, de 12,3 polegadas, é para o Audi Virtual Cockpit, o painel digital da marca. Outra, de 10,1 polegadas, serve ao sistema multimídia MMI, que agora conta com inteligência artificial e entende frases como "estou com fome" para indicar os restaurantes mais próximos de onde o modelo e seu motorista estiverem. Por fim, há uma tela menorzinha, de 8,6 polegadas, para controlar o sistema de climatização.

A Audi ainda não divulgou os preços de seu novo modelo topo de linha, mas avisou que ele começa a ser vendido, na Europa, no terceiro trimestre deste ano. Considerando a apresentação agora em junho, estimamos que isso já aconteça em julho. E que o Q8 chegue ao Brasil ainda neste ano, se tudo correr como o planejado.

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro