PUBLICIDADE
HomeNotíciasMercado
Compartilhar

Automáticos já são 49% do mercado de automóveis

Controle de estabilidade já está em 44% dos carros vendidos

A Anfavea divulgou um importante estudo a respeito da evolução do carro brasileiro nos últimos 10 anos. Vale lembrar que a entidade é a associação das montadoras e faz o balanço de produção e exportação no país. Para 2020, a Anfavea prevê crescimento de aproximadamente 10% nas vendas. 

Voltando à pesquisa, o gráfico abaixo mostra que o controle de estabilidade, importante item de segurança, saltou de presença em 7% dos veículos em 2010 para 44% em 2019. O equipamento, a partir de agora, é obrigatório em projetos novos e será item indispensável em todos os veículos 0 km a partir de 2022. Ainda dentro do quesito segurança, a câmera de ré saltou de 2% de participação para 36%. 

A segunda parte da pesquisa trata sobre itens de comodidade. Entre eles, a Anfavea destaca o controle de velocidade, que saiu de 10% para 45% no mesmo período. Por outro lado, o maior crescimento está no ar-condicionado, que saiu de 31% para 97%. A central multimídia saiu de míseros 3% em 2010 para 40% em 2019. 

No entanto, o número que mais diz respeito sobre as preferências atuais do brasileiro é sobre câmbio automático. Como mostramos, a preferência do brasileiro tem crescido, agora temos números oficiais para nos embasar. Esse tipo de transmissão equipava 12% dos veículos em 2010 e agora já equipa 49% dos veículos novos vendidos. 

Cores

Outro comportamento que mudou foi na escolha de cores. Em 2010, 73% dos carros novos vendidos eram prata, cinza e preto. Os brancos eram 12%, enquanto vermelhos tinham 9% da preferência. Outras cores eram 6%. Em 2019, o trio de cores preferidos caiu para 47%, enquanto o branco saltou para 43%. O vermelho caiu para 6% e as demais cores foram apenas 4% do volume de carros vendidos.

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro