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Jeep Compass x Mitsubishi Pajero: qual desvaloriza menos?

Estudo mostra que versão Limited 2.0 4x4 do Compass tem a menor desvalorização, de 3,03%, enquanto Pajero Outdoor 3.2 AT 4x4 aparece na outra ponta, com 14,87%

Com modelos bem equipados, designs atraentes e boas motorizações, os SUVs são responsáveis pelos sonhos de muitos brasileiros. Isto provoca que estes veículos possuam grandes quantidades de concorrentes, desde o mais simples até o mais robusto. Para entender o comportamento de dois gigantes no segmento e ajudar o consumidor a fazer uma compra mais consciente, a KBB Brasil, referência em precificação de automóveis novos e usados, selecionou as versões, com cotações disponíveis há 4 anos, dos SUVs automáticos Jeep Compass e Mitsubishi Pajero para uma batalha: qual possui a menor e a maior desvalorização?

Jeep Compass Limited 2.0 TDI 4X4 abre o ranking com a menor queda de valor, desvalorizando 3,03% após o primeiro ano de uso. Em seguida, o Compass Trailhawk 2.0 TDI 4X4 marca presença com queda de 4,40%, seguido da versão Limited 2.0 16V flex 4x2, com 6,76%.

Mitsubishi Pajero

Por outro lado, as versões do Mitsubishi Pajero utilizadas no levantamento ocupam as três últimas posições da lista. Em 7º lugar, o valor do Mitsubishi Pajero HPE 4X4 AT 3.2 TB-IC 4x4 cai em 7,89%, enquanto o utilitário HPE 4X4 AT 3.5 V6 flex 4x4 conta com uma desvalorização de 10,43%. Com isso, a versão com maior desvalorização da batalha, com 14,87%, fica com o Outdoor 4X4 AT 3.2 TB-IC 4x4.

Em consequência disso, a média ponderada, que é utilizada para definir a desvalorização por modelo, revela que o SUV Jeep Compass vence com 6,3% de desvalorização, contra 9,3% do Mitsubishi Pajero.

Confira abaixo a relação completa com todas as versões da análise e suas respectivas taxas de desvalorização:

JEEP COMPASS LIMITED 2.0 TDI 4x4 Automático
Desvalorização: -3,03%

JEEP COMPASS TRAILHAWK 2.0 TDI 4x4 Automático
Desvalorização: -4,40%

JEEP COMPASS LIMITED 2.0 16V FLEX 4x2 Automático
Desvalorização: -6,76%

JEEP COMPASS SPORT 2.0 16V 4x2 Automático
Desvalorização: -6,95%

JEEP COMPASS LONGITUDE 2.0 16V FLEX 4x2 Automático
Desvalorização: -6,97%

JEEP COMPASS LONGITUDE 2.0 TDI 4x4 Automático
Desvalorização: -7,79%

MITSUBISHI PAJERO HPE 4X4 AT 3.2 TB-IC 4x4 Automático
Desvalorização: -7,89%

MITSUBISHI PAJERO HPE 4X4 AT 3.5 V6 FLEX 4x4 Automático
Desvalorização: -10,43%

MITSUBISHI PAJERO OUTDOOR 4X4 AT 3.2 TB-IC 4x4 Automático
Desvalorização: -14,87%

Jeep Compass

Quando o assunto é preço de carros, há duas metodologias para calcular a perda de valor: Desvalorização e Depreciação. Desvalorização é a comparação do preço atual de um veículo com os valores aplicados pelo mercado à mesma versão fabricada em anos anteriores. Já a Depreciação usa o valor do veículo 0 Km em um período determinado em relação a seu atual valor residual, sempre considerando o mesmo ano/modelo e sem o mesmo rigor de sua definição contábil, que tem regras muito estritas. Neste estudo, foi aplicado o conceito de desvalorização, levando em consideração todo o período de vida dos modelos analisados.

A KBB utiliza tecnologias de análise de dados e Big Data para produzir os levantamentos de precificação e desvalorização de veículos novos e usados. Os valores aqui presentes são gerados por meio de um complexo algoritmo, que analisa diversos fatores de comportamento do mercado automotivo brasileiro, além de seguir uma rígida análise de especialistas. A empresa atua com o propósito de conscientizar os consumidores na compra e venda de carros a partir da determinação de preços justos.

Sobre a Kelley Blue Book

Criada em 1926 nos Estados Unidos, a Kelley Blue Book é referência em preços de carros novos e usados tanto para quem compra quando para quem vende. Ela usa como base de cálculo para o Preço KBB valores de mercado praticados regionalmente. Também é a única a produzir uma tabela que apresenta o preço de troca de um carro levando em conta fatores como quilometragem, cor, nível de equipamentos e estado de conservação do veículo. E que permite que ninguém perca dinheiro na negociação: seja de um novo ou de um usado. Também oferece conteúdo editorial abrangente em texto e vídeo, com dicas e avaliações de especialistas, ferramentas para comparação de carros e opinião do dono.

Referência em precificação no mercado automotivo norte-americano, a KBB está no Brasil desde outubro de 2017 com o site kbb.com.br. A sede da Kelley Blue Book é baseada em Irvine, Califórnia, e faz parte da Cox Automotive.

Sobre Cox Automotive

A Cox Automotive, Inc. está transformando a forma como o mundo compra e vende veículos por meio de soluções para consumidores, fabricantes e revendedores em todas as fases da experiência automotiva. A empresa global tem cerca de 34.000 membros na equipe, em mais de 200 escritórios em todo o mundo, que atendem mais de 40 mil clientes.

A Cox Automotive é uma subsidiária da Cox Enterprises Inc., uma companhia com sede em Atlanta cujas receitas ultrapassam US$ 20 bilhões. Para mais informações sobre a Cox Automotive, visite www.coxautoinc.com.

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