A BMW realizou uma façanha triplamente impressionante nesta terça-feira. A companhia decidiu quebrar o recorde de quilômetros de um carro deslizando de traseira em piso molhado (o famoso drift) e, de quebra, conseguiu outro recorde e pôr em prática uma estratégia de abastecimento até então vista somente com aeronaves militares. E tudo isso foi devidamente documentado pelo livro oficial de recordes, o Guinness Book.
O instrutor de pilotagem da companhia Johan Schwartz foi o responsável por driftar com um BMW M5, a versão esportiva do sedã com motor V8 4.4 biturbo de 600 cv, por 374 km sem parar em uma rotatória. Para se ter uma ideia, o recorde anterior pertencia a um Toyota GT86, por 230 km.
Se isto por si só já valeria menção, o episódio se torna ainda mais interessante quando você sabe qual foi a solução adotada pela BMW para abastecer o M5 do recorde enquanto ele realizava a manobra. Em vez de usar um tanque de combustível adicional no carro (opção utilizada pela Toyota), os engenheiros da companhia buscaram inspiração na indústria aeroespacial para resolver o problema. Chegaram à ideia de copiar a maneira como os militares abastecem aviões em pleno ar, usando outro com uma mangueira para se conectar ao avião que precisa do combustível.
Para isso, a BMW criou todo o aparato necessário para fazer o abastecimento em movimento: reservatório especial de combustível no M5 e uma mangueira de altíssima pressão para encher o tanque em segundos. E qual foi o carro usado para isso? Outro M5. Ou seja, em determinados momentos da prova, dois BMW M5 deslizavam pela rotatória ao mesmo tempo, o que rendeu à fabricante outro recorde no mesmo dia: o de mais longo drift de dois veículos juntos com pista molhada (79 km em uma hora).
Assista a como tudo isso aconteceu no vídeo oficial da prova abaixo, disponibilizado pelo próprio canal da BMW USA no youtube: