PUBLICIDADE
HomeNotíciasNovidades
Compartilhar

Brasil terá nova gasolina a partir de agosto

Combustível fóssil terá maior octanagem e massa específica mínima

A partir da próxima semana, os motoristas brasileiros terão a disposição uma nova gasolina. De acordo com a Agência Nacional de Petróleo e Biocombustível (ANP), o novo combustível terá melhor qualidade. 

A informação está presente na resolução 807/20 do órgão, que estabelece uma nova especificação para o combustível em nível nacional. A partir de agora, o combustível fóssil terá massa específica mínima de 715 kg/m³. 

Esse índice não era regulamentado no Brasil, mas tal diretriz é comum nos Estados Unidos e Europa. O número de octanas também passa para 92 contra os atuais 87, enquanto a gasolina premium sobe de 91 para 97. 

Segundo a diretora de Refino e Gás Natural da Petrobras, Anelise Lara, “a qualidade intrínseca da gasolina vai aumentar em termos de octanagem e massa específica, o que significa um combustível mais eficiente e com melhor proteção aos motores dos veículos”.

O que significa na prática? Segundo especialistas, uma melhoria de 4% no rendimento dos motores. Portanto, em um carro que faz 10 km/l com um tanque de 50 litros com a atual gasolina, poderá rodar cerca de 20 km a mais com o mesmo tanque. 

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro