PUBLICIDADE
HomeNotíciasNovidades
Compartilhar

Carro que inclinava, Carver volta à ativa como um scooter elétrico

Modelo continua a inclinar e a ter volante e cabine, mas se enquadra como scooter por questões legais. E traz um motor para cada roda traseira

Em 1994, surgiu o protótipo de um veículo que reuniria o melhor de um automóvel e de uma moto. O Carver One, que deixou de ser fabricado em 2009, depois que sua fabricante declarou falência, virou item de colecionador por conta de inclinar nas curvas como motos esportivas, mas ter cabine fechada, volante e três rodas, sendo duas delas atrás. Ele era considerado um carro, equipado com um motor de 4 cilindros em linha 16 V de 660 cm³ turbinado da Daihatsu com 68 cv. Com apenas 643 kg, ele acelerava de 0 a 100 km/h em 8,2 s e atingia a máxima de 185 km/h. O que o matou, segundo os holandeses que o fabricavam, foi a suspensão no fornecimento dos motores. A Toyota, dona da Daihatsu, achou que o volume não estava compensando o esforço. Sem poder entregar unidades do modelo, a Carver morreu. Mas não inteiramente. A tecnologia de inclinar nas curvas, chamada DVC (Dynamic Vehicle Control), ficou de fora da falência e foi cedida a fabricantes como o PAL-V e o SunRa One, um modelo chinês que não chegou a ser completamente desenvolvido. Mas a turma da Carver era chegada mesmo nesse negócio de produção, como mostra o site holandês AutoRAI. E criou um novo produto com a tecnologia, adaptado aos novos tempos e de olho em volumes altos de produção. Se antes o Carver One era um carro que se acha moto, o novo Carver, que já pode ser reservado no site da empresa, é um scooter que acha que é automóvel.

O Carver One teve um total de 250 unidades vendidas. Além de chamar a atenção pelo exótico, ele hoje deve valer bem mais do que os € 30.000 pelos quais era vendido. O Carver, por outro lado, custará bem menos. A série especial de relançamento, limitada a 500 unidades, deve ser toda entregue aos que a reservarem agora até o final de 2018. Enquanto o Carver One tinha 3,40 m de comprimento, 1,30 m de largura, 1,40 m de altura e um entre-eixos de 2,70 m, o Carver tem 2,89 m de comprimento, 0,88 m de largura e 1,49 m de altura, com 330 kg, ele pode se dar ao luxo de ter motores bem menos potentes do que os do Carver One. Sim, motores: um em cada roda. São elétricos e fornecem 2,7 cv (2 kW) cada um. Para uma potência total de 5,4 cv. O torque não é informado, mas uma pesquisa rápida sobre motores elétricos semelhantes mostra algo em torno de 10 kgfm de média. O que pode fazer este "scooter" ter 20 kgfm. O que talvez explique que ele acelere de 0 a 45 km/h, a velocidade máxima do modelo, limitada por conta da legislação, em apenas 4 s. Na Ásia, onde também será vendido, ele poderá chegar a 60 km/h.

O Carver terá uma bateria de íons de lítio de 5,3 kWh que lhe dará uma autonomia de até 100 km. O cabo para carregá-lo em uma rede de 220V é embutido, como o da maioria dos aspiradores de pó atuais. Basta puxá-lo da carretilha e, quando o carregamento terminar, apertar um botão para recolhê-lo. Segundo a Carver, bastam 4 horas para recuperar 80% da carga e 6,5 horas para a recarga total.

Carver

Dotado de portas, para-brisa e limpador, o Carver também oferece proteção contra as intempéries, mas seu teto removível permite que o dono o curta como um conversível. Apesar de scooter, sua estrutura de aço tubular faria dele um meio de transporte muito seguro, segundo a fabricante. Será legal se ela efetuar um crash-test para demonstrar a segurança do Carver. Por ser um scooter, ele pode circular pelas ciclovias holandesas e estacionar como uma bicicleta. E o fato de inclinar nas curvas, com um DVC 2.0, aperfeiçoado em relação ao do Carver One, ele deve oferecer uma condução divertida. A carroceria pode inclinar em até 45°.

Carver

Oferecido inicialmente nas cores cinza, laranja, branco e azul, ele tem um preço relativamente baixo para os padrões europeus, mas deverá ter valores ainda mais baixos depois do lançamento oficial. Como dissemos, a primeira fornada, limitada, tende a se tornar item de colecionador. Fabricado na Holanda, torcemos para que o Carver tenha planos de exportação. Ou até mesmo de fabricação em outros países, como o Brasil. Muita gente que tem medo de moto, por causa do nosso trânsito assassino, provavelmente se renderia à praticidade (e à diversão) do Carver.

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro