Diversas fabricantes apostaram na modalidade de carros por assinatura no Brasil nos últimos 12 meses. Agora, o resultado começa a aparecer, uma vez que, segundo a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), esse tipo de serviço já possui 80 mil usuários ativos.
Esse número representa 8% do total de 1 milhão de carros de locação no Brasil. De acordo com a associação, essa modalidade deve dobrar de tamanho no médio prazo. Vale destacar que a maior parte dos contratos inclui custos como documentação, IPVA, manutenção e seguro.
Uma das grandes vantagens do plano por assinatura está na possibilidade da personalização do modelo, uma vez que é sempre um carro novo. Os contratos variam entre um e três anos, com franquias mensais variando entre 500 km e 3.000 km.
“O momento atual, no qual mais pessoas preferem evitar transportes coletivos, acelerou a demanda. Sob o ponto de vista do cliente, o carro por assinatura representa menos dores de cabeça, já que não há preocupação com seguro, manutenção, tributos e principalmente na hora de vender o veículo”, avalia o presidente da ABLA, Paulo Miguel Junior.