Se os lançamentos das novas gerações de Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Toyota Corolla marcaram 2019, as despedidas foram igualmente memoráveis. Apesar das 3,6 milhões de unidades emplacadas até novembro, muitos modelos foram descontinuados devido o baixo volume de vendas, enquanto outros foram vítimas dos SUVs.
Ford Fiesta
Logo no começo do ano a Ford anunciou que iria fechar a fábrica em São Bernardo do Campo, com isso, chegaria ao fim a longa vida do Fiesta no Brasil. A geração atual era a sexta do modelo, fabricado por aqui desde 2014. O sedã já estava quase extinto e só aproveitou o embalo do hatch para deixar de ser importado do México. Nos últimos momentos de vida, o modelo era vendido somente com motor 1.6 16V com 125 cv e câmbio manual.
Ford Focus
Outro modelo que morreu na linha Ford foi o Focus, tanto na carroceria hatch como sedã. O modelo era importado da Argentina. Neste caso, a combinação das baixas vendas com o fato da marca focar em SUVs e picapes mataram o modelo médio.
Peruas da Volkswagen
A Volkswagen deixou de oferecer peruas no Brasil. A Spacefox abriu espaço para o futuro Nivus, enquanto o T-Cross matou a Golf Variant. Com isso, apenas marcas premium e a Fiat com a Weekend mantiveram peruas no Brasil.
Peugeot 308 e 408
O baixo volume da dupla média da Peugeot também chegou ao fim. A marca francesa lutou por muito tempo e manteve durante um tempo uma configuração exclusiva para PCD, no entanto, está focando seus esforços em melhorar a imagem no pós-venda e focando nos SUVs, com 2008, 3008 e 5008.
Kia Picanto
Muita gente nem vai lembrar, mas o Picanto também deixou de ser importado. A nova geração, que era vendida somente na versão GT, por R$ 60 mil, deixou de ser importada um ano após o discreto lançamento.
Citroën C4 Picasso e Grand C4 Picasso
No primeiro semestre de 2019, a Citroën anunciou que não importaria mais as minivans devido ao baixo volume de vendas. Atualmente, a marca se esforça para vender mais o C4 Cactus e deve apostar em outros SUVs por aqui em breve.
Volkswagen Golf GTI e TSI
O Volkswagen Golf vive com os dias contados. Depois de deixar de oferecer os 1.0 e 1.4 TSI, a marca também matou o GTI, mas passou a importar o híbrido GTE. A oitava geração já foi apresentada na Europa, mas não tem previsão de chegada no Brasil.