PUBLICIDADE
HomeNotíciasNovidades
Compartilhar

Conceito de chassi "skate" volta com o Mercedes-Benz Vision URBANETIC

Conceito elétrico autônomo pode ter carrocerias intercambiáveis para passageiros ou cargas

A Mercedes-Benz trocou a funcionalidade oferecida por um modelo elétrico em prol de investimentos anteriores em maquinário e métodos de fabricação de carros a combustão. Em outras palavras, em prol de escala e custos mais baixos de produção. Mas isso não quer dizer que a marca não saiba fazer diferente. Prova disso foi dada logo após a apresentação do EQC. Com um modelo que é a antítese de gostar de dirigir, mas que mantém a empresa no ramo dos transportes. De coisas e de pessoas. Um futuro de transporte não só elétrico, mas também autônomo. Com um chassi "skate" e carrocerias intercambiáveis em poucos minutos, segundo a fabricante alemã. Tudo incorporado pelo conceito Vision URBANETIC.

Seguindo a linha da Volvo com o conceito 360c, a Mercedes-Benz não foi muito a fundo nos dados técnicos. Saber dimensões, velocidade máxima e aceleração importa pouco em um veículo que dirigirá em vez de ser dirigido, mas a marca dá alguns detalhes sobre o conceito. O Vision URBANETIC tem 5,14 m de comprimento com qualquer uma de suas carrocerias. A de carga oferece um espaço de 10 m³, para objetos de até 3,70 m de comprimento. A carroceria para passageiros acomoda 12 pessoas: 8 sentadas e 4 de pé. As carrocerias são deslizantes e se encaixam no chassi "skate" vindas de trás para a frente, como o vídeo abaixo mostra melhor.

Em outro vídeo de apresentação do conceito, a Mercedes-Benz deixou os engenheiros de lado para convocar urbanistas e arquitetos para falar sobre as cidades do futuro. Nas quais o Vision URBANETIC se encaixaria perfeitamente de modo discreto, quase a pedir desculpas. Volker Mornhinewg, chefe de Vans da Mercedes-Benz, disse nele que a empresa está se transformando de uma fabricante em uma "fornecedora de soluções holísticas de mobilidade". É uma constatação óbvia de para onde as coisas caminham, mas a parte de pedir desculpas, especialmente para uma marca que se gaba de ter inventado o automóvel, é totalmente dispensável. Propor novas soluções para o futuro, mas com orgulho do passado, seria o melhor caminho para a fabricante e futura fornecedora de serviços de mobilidade.

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro