Na última semana, a polícia do Sergipe concluiu que um motorista morreu por conta de fragmentos do airbag em um Celta 2014. A batida, a apenas 40 km/h, não parecia suficiente para causar muitos danos ao condutor, mas o que deveria proteger, acabou tirando sua vida.
Com isso, a Chevrolet resolveu formalizar um recall de 235.845 unidades dos modelos Celta e Classic fabricados entre 2013 e 2016 para troca do airbag do motorista.
Vale lembrar que os airbags mortais da Takata motivaram o maior recall da história. O problema afeta mais de 100 milhões de veículos globalmente e em carros de diferentes fabricantes.
No caso dos airbags defeituosos, há uma possibilidade de falha no insuflador do airbag do motorista. A peça pode se romper durante um acidente, projetando fragmentos metálicos na cabine, aumentando o risco de lesões físicas graves e até fatais ao motorista e demais ocupantes. No Brasil já foram detectadas 14 fatalidades.
O recall se divide em 91.573 unidades do Chevrolet Celta, produzidas entre 22 de agosto de 2012 e 15 de abril de 2015 e com número de chassis entre DG124288 e GG100849. Já o sedã Classic tem 144.272 unidades afetadas, todas fabricadas entre 04 de julho de 2012 e 10 de junho de 2016 e com identificada entre DB186193 a GR160004.