PUBLICIDADE
HomeNotíciasMercado
Compartilhar

Citroën C4 Cactus começa a ser vendido a partir de R$ 68.990

Crossover compacto, primo do Peugeot 2008, pode chegar aos R$ 98.990 na versão Shine mais cara. E traz barras de proteção lateral

Depois de pipocar em sites de revistas e ter apresentações a conta-gotas, o Citroën C4 Cactus finalmente teve seus preços anunciados pela PSA. O modelo, que será fabricado em Porto Real, no Rio de Janeiro, começa nos R$ 68.990, cobrados pela versão de entrada, a Live 1.6, com câmbio manual, e chega a R$ 98.990, valor da versão Shine mais cara, com o pacote "Pack", equipada com câmbio automático de 6 marchas e motor 1.6 THP. Tudo isso com um belo, ainda que tardio, sinal de respeito pelo consumidor brasileiro: o C4 Cactus, ao contrário dos demais modelos compactos da PSA no Brasil, oferece barras de proteção lateral.

Além de permitir que o projeto, europeu, chegasse ao Brasil com os mesmos itens de segurança que traz na Europa, a Citroën também dotou o C4 Cactus de equipamentos de segurança interessantes, como sistema de frenagem automática, alerta de colisão, monitoramento de atenção do condutor e alerta de mudança de faixa. Todos estes itens fazem parte do pacote que identifica a opção mais cara do novo crossover compacto, chamado simplesmente de Pack. O C4 Cactus Live, porém, vem apenas com os airbags exigidos por lei, os dianteiros. Airbags laterais são opcionais da versão intermediária, a Feel, e de série na Shine. Os 6 airbags da imagem abaixo são opcionais, presentes apenas na versão Shine com "Pack".

Citroën C4 Cactus

A divulgação da ficha técnica oficial mostra algumas diferenças entre o C4 Cactus brasileiro e o europeu. O nosso é 1 cm mais longo (4,17 m, contra 4,16 m), 2 cm mais estreito (1,71 m, contra 1,73 m de largura) e 5 cm mais alto (1,53 m,  contra 1,48 m de altura, que pode chegar a 1,56 m nas versões Feel Pack e Shine, com barras de teto "flutuantes"). Só o entre-eixos é exatamente igual:  2,60 m. Com relação aos motores, só a versão Shine vem com o 1.6 THP, turbinado, que entrega 173 cv a 6.000 rpm e 24,5 kgfm a 1.400 rpm com etanol. A outra opção é o 1.6 VTi, naturalmente aspirado, que rende 122 cv a 5.800 rpm e 16,4 kgfm a 4.000 rpm com o combustível vegetal e câmbio manual de 5 marchas e 118 cv a 5.750 rpm e 16,1 kgfm a 4.750 rpm, alimentado do mesmo modo, quando equipado com câmbio automático de 6 marchas.

Citroën C4 Cactus

Com relação a conteúdo, o C4 Cactus oferece, na versão Live, ar-condicionado digital integrado à central multimídia Citroën Connect, com tela de 7 polegadas, barras de teto, direção elétrica, ajuste de distância e profundidade do volante, painel digital igual ao do C4 Lounge, rodas de ferro de aro 16, com calotas, Isofix, retrovisores, vidros e travas elétricas. Ela foi evidentemente criada para frotistas, tanto que não tem opcionais.

O próximo degrau é a versão Feel, que parte de R$ 73.490 e acrescenta ao pacote rodas de liga leve de aro 17, alarme, faróis de neblina, câmera de ré, quatro vidros elétricos com comando um-toque e controlador de velocidade. Isso com câmbio manual. Com o automático, a versão passa a custar R$ 79.990 e ganha ESP e assistente de partida em rampa. Essa deverá ser a versão mais vendida do C4 Cactus. Com o chamado Pack, o pacote de itens opcionais da versão, ela bate nos R$ 84.990 e inclui sensor crepuscular e de chuva, ar-condicionado digital automático, alarme volumétrico em vez do perimétrico, teto em duas cores, airbags laterais, volante revestido de couro, barras de teto "flutuantes", como já mencionamos, e rodas de liga leve diamantadas, do modelo "Roby One", também de aro 17.

No topo da cadeia, com a versão Shine, o consumidor paga R$ 94.990 e leva os itens da versão Feel com o Pack, menos a carroceria bicolor, mais motor THP, freios a disco nas rodas traseiras e volante e bancos revestidos de material que imita couro. Com o Pack, que eleva o preço para R$ 98.990, o C4 Cactus vem com o pacote de itens de segurança que ressaltamos acima mais retrovisor eletrocrômico e o teto em cor diferente.

Citroën C4 Cactus

Em um esforço para melhorar a reputação de seu pós-vendas, a Citroën também investe pesado no C4 Cactus. Por meio do Programa Citroën & Você, o modelo, que tem garantia de 3 anos, ganha descontos progressivos na mão de obra e de 10% em peças e acessórios a cada revisão. As revisões são a preços fixos e o modelo conta com o chamado Seguro Conectado, que monitora o motorista e seu modo de dirigir e oferece descontos anuais de até 20%. Na compra do C4 Cactus, o cliente pode optar pelo financiamento balão "Novo de Novo Citroën", com parcelas baixas e garantia de recompra do usado na troca por um novo. E quem comprar o carro no período de pré-reserva, não informado pela Citroën, ganha as 3 primeiras revisões. Resta saber se será o suficiente para que a marca entre no radar de quem procura um crossover compacto.

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro