PUBLICIDADE
HomeNotíciasNovidades
Compartilhar

Fim das piadas infames? - Citroën deixa de usar "Picasso" em suas minivans

Marca renomeia suas minivans para "Space Tourer" na Europa e para de pagar royalties à família do pintor espanhol

Antes de a Citroën lançar sua minivan da linha Xsara, em 1999, só quem havia se sentado em um Picasso era algum milionário maluco e disposto a destruir obras de arte. Tudo porque a marca francesa licenciou o nome do famoso pintor espanhol para suas minivans, algo que deu uma bela treta familiar, com a neta de Pablo Picasso, Marina, processando seu tio Claude em abril daquele ano por não querer ter seu nome associado a um automóvel. Seja como for, várias minivans da marca receberam a tal assinatura até que a PSA se cansou de pagar royalties e decidiu rebatizar as minivans. De agora em diante, as C4 Picasso e C4 Grand Picasso serão conhecidas como C4 SpaceTourer, nome que estreará no Salão de Genebra.

O novo nome para as minivans estará em uma série especial, chamada Rip Curl, feita provavelmente a exemplo da série recentemente lançada para o Citroën SpaceTourer. Se você está confuso, a gente explica: o SpaceTourer é um furgão para 9 passageiros apresentado em 2016. Ele é a versão de passageiros do Citroën Jumpy, lançado no Brasil em outubro do ano passado. O nome, portanto, já existe na linha Citroën. Só será difundido para as minivans da marca. Que já tiveram uma versão Rip Curl no passado.

Emblema do Citroën SpaceTourer

Com isso, chegam ao fim as piadas infames sobre o nome do modelo (?) e a associação do sobrenome de Pablo Picasso a modelos da marca. Uma tradição curiosamente iniciada por ele próprio. Picasso já havia assinado um Citroën: um DS com o qual o jornalista Manuel Mejido o visitou para uma entrevista, em 1955. Para provar que até sonhava com pinturas, Picasso pintou o carro em que Mejido estava. E que nem era dele. Mejido o convenceu a assinar o "Deusa", comprou-o do amigo que o emprestou e vendeu o DS a uma galeria de arte por 6 vezes o que ele havia custado. O carro nunca mais foi visto. Se alguém ainda se senta neste Picasso, faz isso de modo bastante escondido.

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro