PUBLICIDADE
HomeNotíciasDicas
Compartilhar

CNH: saiba como tirar a sua primeira habilitação

KBB Brasil explica cada passo para tirar a sua carteira de motorista

Completar 18 anos significava apenas uma coisa na cabeça dos jovens há alguns anos: tirar a primeira carteira de motorista. Com cada vez mais opções de mobilidade atualmente, esta vontade talvez não seja mais a prioridade ao atingir a maioridade, mas de qualquer maneira é sempre bom ter mente os passos necessários para você tirar a sua permissão para dirigir. Este processo dura no mínimo três meses até o máximo de um ano e pode ser definido nas seguintes etapas:

  • Resquisitos básicos para obter a permissão para dirigir
  • Como escolher a autoescola
  • Curso teórico no Centro de Formação de Condutores
  • Aulas em um simulador para CNH do tipo B
  • Curso e exame práticos
  • O que é a permissão para dirigir 

A KBB Brasil preparou esta matéria para explicar tudo o que você pecisa saber para dar início a esta importante etapa da vida adulta. Lembrando as taxas de cada um destes passos (incluindo o serviço da Autoescola) podem variar de acordo com o estado, portanto o interessado deve consultar o órgão oficial de trânsito para conhecê-las. 

  • Requisitos básicos para obter a permissão para dirigir

Ao completar 18 anos, qualquer cidadão brasileiro que saiba ler e escrever e possua os documentos de identidade RG e CPF está habilitado a tirar a primeira CNH. O procedimento pode ser iniciado pelo próprio cidadão diretamente nos Departamentos de Trânsito estaduais de cada unidade da federação ou feito via assessoria de uma Autoescola. Esta primeira etapa consiste no cadastro do Detran, onde serão coletados as digitais de cada dedo e tiradas as fotos do futuro motorista nos padrões requisitados pelo órgão. 

Concluído este processo, o Detran vai indicar ao cidadão as clínicas credenciadas pela repartição para realizar os exames de aptidão física e psicológica, obrigatórios para tirar a primeira habilitação. O interessado deve comparecer à clinica de sua preferência (dentre as autorizadas pelo Detran) e realizar o pagamento das taxas dos exames diretamente a ela. 

Pronto! Com o cadastro efetuado no Detran e o resultado de aptidão certificado pela clínica você já pode se matricular num Centro de Formação de Condutores. 

Aprenda como escolher a melhor autoescola

  • Como escolher a autoescola

Apesar das taxas do Detran referentes à carteira de motorista serem tabeladas em cada estado, o valor cobrado pelas autoescolas (ou CFCs) pode variar. Isso acontece porque cada autoescola tem seus custos com serviços de despachante, instrutores profissionais, equipamentos e modelos de carros e motos para as aulas, logo é importante fazer uma pesquisa antes de contratar o centro desejado. Tenha em mente, também, a localização da autoescola, uma vez que, dependendo da sua disponibilidade, você pode ter de frequentá-la diariamente. E não precisamos nem lembrar que a autoescola deve ser licenciada pelo Dentran, certo? Você pode buscar esta informação no site do Detran do seu estado. 

  • Curso teórico no Centro de Formação de Condutores

O curso teórico da habilitação consiste em 45 horas de aula em sala para o futuro motorista aprender sobre as regras de trânsito. O conteúdo do curso abrange desde conceitos básicos de mecânica e primeiros socorros até a conscientização sobre os perigos da condução imprudente, passando pelo significado das placas de trânsito e multas e suas punições. Vale lembrar que esta etapa é a mesma para quem está tirando a carteira de moto (A) e de carro (B). 

Ao final do curso, você é obrigado a realizar uma prova de múltipla escolha. O site do Detran disponibiliza um simulado do teste para ajudá-lo a estudar. Caso você atinja 70% ou mais de acerto no exame , você estará habilitado a seguir para as aulas práticas.

  • Aulas em um simulador para CNH do tipo B

Se você estiver tirando a carteira de motorista do tipo B, ou seja, para automóveis de passeio e comerciais leves (que não excedam o peso bruto total de 3,5 toneladas), você deverá fazer aulas em simuladores antes de sair às ruas com o carro. Estas aulas servem para reproduzir situações mais perigosas ou que não poderiam ser realizadas na vida real devido a falta de segurança. Dentre estas particularidades podem estar incluídas aulas virtuais em rodovias, em estradas com cascalho, chuva, aquaplanagem e até mesmo simulando o efeito de álcool no organismo, como forma de conscientização sobre os perigos de dirigir neste estado. 

Você pode fazer até 5 horas de aulas no simulador, incluindo uma hora que seria reservada a uma aula prática noturna. A carga horária das aulas práticas nós vamos abordar no próximo tópico. 

Prova prática de moto tem roteiro definido

  • Curso e exame práticos

A quantidade de aulas práticas varia de acordo com o tipo de carteira. No caso das motos, são exigidas no mínimo 20 horas de aulas práticas, enquanto que para automóveis são 25 horas pelo menos, sendo 5 horas em aulas noturnas (este total inclui as 5 horas de simulador). 

As aulas de carro servem para colocar em prática aquilo que o aluno aprendeu durante o CFC e nas atividades no simulador. Geralmente, o roteiro envolve dirigir em ruas de bairro de pouco ou médio movimento e exercícios como baliza, acesso a ruas perpendiculares, saídas em aclives, entre outras simulações de situações reais. No caso das motos, o curso é praticamente todo realizado num circuito pré-definido que, em tese, serve para ensinar o cidadão a ter controle sobre a moto, equilíbrio, mudança de direção e precisão para andar em linha reta, incluindo exercícios como realizar um "8", slaloon e frenagem. 

Terminada a carga horária do curso prático, é hora de realizar a prova prática. O exame nada mais é do que a reprodução exata daquilo que você treinou durante as mais de 20 horas na autoescola. Para a carteira B, o trajeto envolve parada em ruas perpendiculares, aclives e baliza. Já os futuros motociclistas têm que realizar um circuito praticamente idêntico ao que vieram treinando anteriormente. Entre os quesitos que podem fazer você ser reprovado na prova está deixar o veículo descer ao arrancar numa subida e estacionar longe da guia na baliza (para os carros), e colocar o pé no chão (no caso das motos). 

Permissão para dirigir tem validade de um ano

  • O que é a permissão para dirigir 

Se tudo deu certo e você passou na prova prática, parabéns! Você terá conquistado o direito de receber sua primeira permissão para dirigir. Esta não será a sua CNH definitiva ainda. Pelo período de um ano, você terá direito a conduzir em qualquer lugar do território nacional, porém deve evitar receber multas de natureza gravíssima (7 pontos), grave (5 pontos) ou mais de uma média (4 pontos) nestes 12 meses. Caso qualquer uma dessas infrações ocorra, pode ser necessário refazer os cursos de direção. E esta exigência também pode ocorrer caso você tenha sua CNH definitiva suspensa por excesso de pontos na carteira. 

Lembrando que a cada cinco anos você deve renovar a sua cateira de motorista, quando já estiver com o documento definitivo em mãos. 

 

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro