PUBLICIDADE
HomeNotíciasDicas
Compartilhar

CNH vencida? Aprenda a renovar a sua carteira de motorista

KBB Brasil ensina você a regularizar a sua habilitação após seu vencimento

Você já viu aqui na KBB Brasil quais são os passos para tirar a sua primeira carteira de motorista. Mas após um ano, no caso da permissão provisória para dirigir, ou cinco anos, no caso da definitiva, você deverá renovar o documento quando findada sua validade.

O procedimento de renovação pode ser realizado até um mês após a data de vencimento do documento, mas é bom ficar atento, pois dirigir com a CNH vencida caracteriza multa gravíssima, ou seja, 7 pontos na carteira de motorista. 

Você mesmo pode acessar o site do Departamento de Trânsito do seu estado para agendar a renovação da CNH. Os documentos básicos que você precisará ter em mãos ao comparecer na data escolhida são: CNH, RG (cópia e original), CPF (cópia e original), comprovante de residência de no mínimo 3 meses anteriores à solicitação (original e cópia) e uma foto 3x4 em fundo branco, colorida e recente. 

Uma vez no Detran, você deverá realizar um exame médico na própria unidade do órgão e pagar uma taxa (que varia de acordo com o estado) para concluir o processo de renovação da CNH. Ao final, você pode optar pelo envio da sua carteira de motorista renovada pelos Correios (geralmente no prazo de 10 dias úteis) ou buscar você mesmo na unidade do Detran em que você realizou o procedimento (geralmente após 3 dias úteis do seu agendamento). 

Para os motoristas que realizam atividade remunerada, além do exame médico de praxe, também deverá ser realizado um exame psicotécnico para atestar a aptidão do motorista. Caso você perca a sua CNH por conta de excesso de multas, o processo de renovação da carteira pode incluir refazer o curso teórico no CFC. 

 

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro