PUBLICIDADE
HomeNotíciasDicas
Compartilhar

Como funciona o ar-condicionado em carros com start-stop?

Sistema é desligado junto com o motor, mas carros mais modernos possuem soluções para isso

É comum ler ou ouvir de donos de carros com start-stop a reclamação a respeito do ar-condicionado em veículos com o sistema. Isso acontece pois o compressor é desligado junto com o motor. Sendo assim, o ar-condicionado passa a funcionar somente na ventilação, o que por vezes é suficiente para manter a temperatura até o farol abrir. 

A Fiat, por exemplo, programou o sistema para religar o carro após 60 segundos parado, tendo como princípio garantir maior conforto. Além disso, no caso da marca, é possível desligar o start-stop e evitar o desligamento do ar-condicionado. 

Sistema 48V é a solução

No entanto, nos carros mais modernos (por enquanto apenas nos importados), um sistema batizado de "meio híbrido" resolve esse problema. Basicamente, graças ao aumento da necessidade energética dos sistemas dos veículos, as fabricantes enxergaram a necessidade de encontrar outras fontes de energia além da bateria de 12V, que já não é tão adequada à nova demanda. Sendo assim, criaram sistemas de 48V compostor por um motor elétrico que funciona como alternador, baterias de 48V e um inversor de corrente. 

Esse tipo de sistema auxilia o motor a combustão e também mantém todos os sistemas elétricos do carro em conjunto com a bateria de 12V. Esse conjunto é capaz até de funcionar com o motor a combustão desligado.

Confira nosso vídeo explicando o sistema de 48V:

 

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro