PUBLICIDADE
HomeNotíciasDicas
Compartilhar

Como obter a CNH e o documento do carro em versões digitais

Aplicativo reúne documentos de porte obrigatório e já está disponível em 22 estados

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) anunciou em parceria com Serpro e o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Digitial (CRLV). Agora o documento do veículo está disponível com a CNH Digital no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). 

Como já acontece com a CNH Digital, o CRLV conta com todas as informações do documento impresso e tem a mesma validade do físico. Para ter o documento digital, o proprietário tem que ter pago o licenciamento do veículo de 2019 e fazer o download do aplicativo CDT, disponível gratuitamente nas lojas Google Play e App Store. Após o cadastramento, o documento ficará disponível mesmo sem internet. 

Alertas e funcionalidades

O aplicativo Carteira Digital de Trânsito facilita a vida do cidadão. O motorista pode, por exemplo, ser avisado quando a habilitação vencer ou ser comunicado com avisos de recall.As infrações de trânsito cometidas pelo motorista também podem ser consultadas no aplicativo. Ainda é possível compartilhar o documento com outras pessoas que usem o carro. 

Segurança

A segurança é garantida por uma senha de quatro dígitos ou reconhecimento da impressão digital. A autenticidade do documento é garantida pelo QR Code, que pode ser lido para verificar se há alguma falsificação no documento durante uma fiscalização de trânsito. O procedimento de obtenção do CRLV e da CNH Digital é 100% online, não sendo necessário o comparecimento do proprietário ao Detran de seu estado.

Como obter?

1. Instale o aplicativo "CDT - Carteira Digital de Trânsito" no seu smartphone, fazendo o download gratuitamente nas lojas Google Play e App Store.        
2. Cadastre o usuário:
Uma vez instalado o app, abra e selecione: “Entrar com gov.br”;
Na tela seguinte, informe o CPF e selecione “Próxima" (Tela do Gov.br);
Na próxima tela, deverá ser informada a senha do usuário. Caso o usuário não possua conta no Gov.br, deverá criar uma conta. Após criar a conta, deve retornar ao aplicativo e clicar em “Entrar com gov.br”.

Baixar o CRLV Digital

Após o login, selecione a opção “Veículos”. Em seguida, informe o número do Renavam e o Número de segurança do CRV (antigo DUT). Depois, selecione incluir. Pronto está disponibilizado o CRLV Digital em seu smartphone.

Baixar a CNH Digital

Após o login, selecione a opção “Habilitação”. Em seguida, selecione “Toque aqui para adicionar a sua CNH”.
Não estando habilitado, o usuário deve optar por um módulo de autenticação, são eles: “Validação pelo celular (Validação Facial), Certificado Digital (Portal de Serviços Denatran), Sem certificado digital (Validação de balcão do Detran).

Uma vez feita a opção pela validação facial, o usuário deverá:

- Informar o CEP à época da emissão da CNH Física;

- Efetuar a leitura do QR Code;

- Realizar a Validação Facial, atendendo às solicitações do aplicativo;

- Ao final da validação facial, informar o número do telefone;

- Pronto! Está disponibilizada a CNH Digital em seu smartphone.

Atenção! Se você já era usuário do antigo aplicativo “CNH Digital”, basta atualizá-lo que você já terá o app da CDT - Carteira Digital de Trânsito com a sua CNH disponibilizada automaticamente. 

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Hatchback
Sedã
Picape
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro