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Como os carros possuem velocidade máxima limitada eletronicamente?

Solução está na programação da injeção eletrônica, mas os motivos podem variar

Você já deve ter esbarrado em outras notícias dizendo que um veículo tem velocidade máxima limitada eletronicamente. Mas por que isso é feito? Como é feito? Os motivos variam, mas a solução é sempre a mesma: programar a injeção eletrônica. 

Um dos casos mais emblemáticos é o Chevrolet Captiva, que apesar de ter motor V6 de 261 cv, chegava apenas a 160 km/h. No caso do SUV, a restrição era dinâmica, uma vez que a suspensão macia e o centro de gravidade alta poderiam trazer problemas em velocidades mais altas do que a estabelecida. 

Há também casos em que a o impedimento é técnico, ou seja, algum fator que não deixa o carro passar daquela velocidade. É o caso do Bugatti Chiron, por exemplo. A velocidade máxima declarada para as unidades convencionais é de 420 km/h, com limitador eletrônico, uma vez que seus pneus não são capazes de passar disso. A prova veio em uma pista, com uma unidade com sistema de escape, suspensão e pneus personalizados, fazendo o esportivo chegar aos 490,48 km/h. 

Independentemente do motivo, a solução sempre está na injeção eletrônica. Como os veículos usam acelerador eletrônico, a injeção é programada para interromper a aceleração em determinado ponto, permitindo apenas a passagem de ar e combustível para manter a velocidade máxima. 

E os 250 km/h?

Se você é fã dos alemães, sabe que a grande maioria deles não passa dos 250 km/h originalmente. O limite, teoricamente, é uma contrapartida das empresas para que o governo local mantenha trecos das rodovias sem qualquer restrição de velocidade. No entanto, a Porsche nunca aderiu ao acordo, fazendo com que as macas gradualmente aumentem seus limites. 
 

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