PUBLICIDADE
HomeNotíciasDicas
Compartilhar

Como tornar o ar-condicionado mais eficiente no verão

Ao contrário do que se imagina, abrir os vidros para tirar o ar-quente é auxiliar a gelar mais rápido

Hoje o ar-condicionado é basicamente um item obrigatório, ainda que já tenha sido artigo de luxo. E no verão é a época em que mais o usamos para proporcionar conforto. 

No entanto, é nesta época em que o carro costuma ficar mais exposto aos raios solares. Horas apos sol escaldante, o carro vai estar uma verdadeira frigideira. Pensando nisso, reunimos algumas dicas para tornar o ar-condicionado mais eficiente e gelar mais rápido. 

Confira:

  • Após horas de baixo do sol, abra os vidros e espere o bafo quente sair. O ar quente subirá e sairá do veículo, tornando a tarefa de gelar mais rápido. Após um ou dois minutos acione o ar-condicionado.
  • Outro ponto importante é não ativar o ar na velocidade máxima. Use uma velocidade média e deixe a recirculação aberta. Desse modo, o sistema não é sobrecarregado e o ar gela mais rápido. 
  • Use o ar-condicionado com frequência, mesmo que em um dia mais frio. Isso evita ressecamento e vazamento de gás. Dessa maneira, o sistema se lubrificará e se manterá mais eficiente. 
  • Limpeza é importante, conforme já mostramos. Para isso, troque o filtro de pólen e faça uma higienização completa do sistema. Você pode ler mais clicando nessa matéria a respeito da manutenção do ar-condicionado. 
  • A recirculação de ar aumenta a potência e eficiência, mas deve ser usado com cautela. Em locais poluídos e empoeirados é essencial, mas em pista livre é possível desligar para renovar o ar no interior do veículo.  
     
Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Hatchback
Sedã
Picape
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro