O Papa é uma das figuras mais conhecidas mundialmente. Igualmente reconhecido é o papamóvel, que já foi de diversas marcas, como Ford, Foat e Mercedes-Benz. Agora, o Papa Francisco irá andar em suas aparições públicas com um novo Dacia Duster.
O Duster foi entregue ao Papa Francisco pessoalmente pelo diretor do Grupo Renault na Romênia, Cristophe Dridi, que explicou cada modificação do carro feitas pela área de produtos especiais da marca. Entre as modificações, está a exigência da cápsula blindada, onde a Santidade aparece ao público.
Não foram divulgadas muitas informações, sabemos apenas que o Duster é 30 mm mais baixo que o comum, além do teto ser de vidro removível para a instalação da cápsula. A versão base é a topo de linha com tração 4x4, mas não foi informado se houve alterações mecânicas.
A nova geração do Duster está prestes a ser lançada no Brasil. Aguardado para este ano, o SUV acabou atrasando e ficou para 2020. Apesar disso, ele já foi testado pelo Latin NCap e ganhou quatro estrelas em segurança.