Há algum tempo a KBB noticia a respeito do futuro SUV compacto da Toyota. Agora, durante o Salão do Automóvel de Tóquio, a Daihatsu, subsidiária de baixo custo da marca japonesa, revelou o seu modelo para essa categoria que servirá de inspiração para o veículo nacional.
Baseado no conceito DN Trec, o Rocky tem apenas 3,99 metros, justamente para se adequar aos incentivos fiscais oferecidos na Índia para modelos de até 4 metros. Por aqui, quando for lançado, estará próximo dos 4,40 m, feito para competir com Honda HR-V, por exemplo.
Por aqui, segundo a imprensa, o modelo poderá se chamar Rush. O que sabemos é que o modelo será feito sobre a plataforma GA-B. Essa arquitetura é derivada da utilizada no sedã médio e no Prius. O investimento para fazer o modelo por aqui será de R$ 1 bilhão, já anunciado pela Toyota.
A grande dúvida fica a respeito da motorização. O modelo exibido em Tóquio era equipado com motor 1.0 turbo de três cilindros a gasolina de 98 cv de potência e 14,8 kgfm de torque. Por aqui, o motor do Yaris, tanto 1.3 quanto 1.5, já estão datado. Enquanto o 2.0 do Corolla ou mesmo o conjunto híbrido ppodem encarecer demais o projeto. De qualquer maneira, o lançamento só está previsto para 2021.
Fotos: Autocar India