PUBLICIDADE
HomeNotíciasNovidades
Compartilhar

Morreu Dan Gurney. E por que você tem de saber quem era este cara

Piloto de F1 e inventor de mão cheia, ele foi um vencedor dentro e fora das pistas. E um cara que deixará saudades

"Com um último sorriso em sua bela face, Dan guiou rumo ao desconhecido pouco depois do meio-dia de hoje, 14 de janeiro de 2018. Com o pesar mais profundo, com gratidão em nossos corações pelo amor e alegria que você nos deu durante sua passagem pela terra, nós dizemos adeus." É desse jeito, bonito e triste, que a família de Daniel Sexton Gurney se despediu dele neste domingo (14). Mais conhecido como Dan Gurney, este norte-americano de 86 anos e 1,93 m foi não apenas uma lenda nas pistas de corrida, mas também um inventor de mão cheia. Ele é pai da comemoração de vitórias com champanhe, depois de vencer as 24 Horas de Le Mans em 1967, da Alligator, do motor que não vibra e do Gurney Flap, provavelmente sua criação mais famosa.

 

A Alligator é uma moto com assento bem baixo, na qual o motociclista se senta bem mais baixo. Ia de 0 a 96 km/h em 3,1 s e teve apenas 36 unidades produzidas. Item de colecionador, atualmente.

Alligator, de Dan Gurney

O motor que não vibra, por sua vez, foi patenteado em 2015. Chamado de "Moment-Cancelling 4 Stroke", este motor tem virabrequins transversais conectados por engrenagens, em vez dos longitudinais que normalmente se vê por aí. Com 1,8 litro, o projeto de Gurney atinge uma rotação máxima de 9.500 rpm e pode render até 287 cv com uma taxa de compressão de 10:1. Ainda esperamos que ele surja antes que os motores a combustão se despeçam de nós.

Moment-Cancelling 4 Stroke, de Dan Gurney

Por fim, o Gurney Flap foi uma solução que ele deu ao carro de Bob Unser, em 1971. Com uma pequena aleta de alumínio sobre o aerofólio traseiro do carro de corrida de Unser, Gurney conseguiu ao mesmo tempo aumentar a sustentação negativa do bólido, fazendo com que ele grudasse mais no chão, e evitar a sustentação positiva, que poderia fazê-lo "decolar" da pista.

Gurney foi casado a vida toda com Evi e teve com ela quatro filhos: Justin, Alex, Dan Jr. e Jimmy. Ele morreu devido a complicações por pneumonia. E fará uma falta danada. Não só por ter sido um vencedor nas pistas, mas por seu espírito criativo. Como já dissemos antes, pessoas como ele são raras. Cada vez mais.

 

 

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro