PUBLICIDADE
HomeNotíciasDicas
Compartilhar

9 dicas para reduzir a fadiga e o sono ao volante

Cansaço é quase tão perigoso na condução quanto o álcool. Conheça os seus sintomas e saiba como combatê-lo

Estudos da britânica Royal Society for the Prevention of Accidents mostram que a fadiga e o sono são responsáveis por 20% dos acidentes nas estradas europeias. No Brasil, o ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária) estima que até 50% dos acidentes podem ser causados por estes dois fatores. Conheça as causas, sintomas e efeitos do cansaço e como evitá-lo ao volante.

Causas do cansaço

O que provoca sono vai muito além de poucas horas de sono. Há também excesso de trabalho físico ou intelectual, refeições pesadas, estresse, doença ou uso de medicamentos, muitas horas de condução e monotonia, posição de dirigir desconfortável, temperaturas extremas (calor ou frio), habitáculo pouco arejado, deficiências visuais (que forçam a vista) e dirigir à noite sem o devido preparo.

Sintomas

Quem tem pressa de chegar costuma ignorar sinais evidentes de sono, como bocejos frequentes, meneadas de cabeça, dificuldade de concentração, olhos pesados e as famosas "pescadas", com a consequente dificuldade de mantê-los abertos e focados. Ficar subitamente mal humorado (feito criança pequena), com cãibras e entorpecimentos de pernas e braços, impaciente e com reações lentas também mostra que é hora de descansar.

Efeitos

Motorista cansado se nota de longe. Ele se parece com um bêbado, mudando subitamente de faixa e tendo dificuldades para se manter em linha reta. Também não consegue ver bem as placas de trânsito e demora mais a reagir a coisas inusitadas, como alguém que freie bruscamente ou um cachorro que atravesse a pista. Por fim, pode perder o controle do veículo e bater, causando a própria morte ou a de pessoas que não têm nada a ver com sua noite mal dormida.

Dicas para evitar a fadiga

1 - Pode parecer óbvio, mas o melhor é sempre dirigir como Jaiminho, o carteiro: bem descansado. Para isso, evite dirigir à noite, especialmente entre as 2h e as 6h da manhã. Durma bem antes de pegar o carro.

2 - Outro fator importante é nunca colocar um horário para a chegada. Isso provoca nervosismo, cansaço e pode levá-lo a querer superar limites intransponíveis. Afinal, o sono sempre vence.

3 - Comer uma feijoada antes de dirigir também prejudica. Digestão lenta provoca sonolência.

4 - Encontre a posição mais confortável possível para conduzir o carro. Lembre-se de que esforços desnecessários, ou posições incômodas, cansam um bocado.

5 - Se estiver dirigindo há mais de duas horas, dê uma paradinha para um café, um xixi-stop ou só para esticar as pernas e fazer o sangue circular como devia.

6 - Procure manter o carro bem ventilado. Cabine fechada, com ar não renovado, dá sono.

7 - Se o sono bater, pare imediatamente. Em local seguro, estacione e tire uma soneca. Meia hora costuma resolver. Outra opção é se hospedar em algum lugar ou deixar outra pessoa dirigir, se isso for possível.

8 - Nunca ingira remédios que afetem seu estado de atenção. Alguns provocam enjoo ou sonolência. Nestes casos, evite-os. Se tiver de tomá-los, simplesmente abra mão de dirigir e pegue algum tipo de transporte que o atenda (ônibus, táxi ou Uber).

9 - Em viagens a locais com balsas, aproveite o trajeto longe do volante para descansar.

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro