PUBLICIDADE
HomeNotíciasDicas
Compartilhar

Dicas para cuidar do seu carro durante a quarentena

Carro muito tempo parado pode apresentar problemas se não tiver os devidos cuidados

Apesar das autoridades sinalizarem o início da reabertura gradual das atividades no Brasil, muitos brasileiros ainda devem permanecer em casa, com seus carros parados. Por isso, resolvemos separar quais cuidados você deve ter com seu veículo. 

Consultamos Cezar Cerbam,  gerente técnico de Lubrificantes da Shell, que separou algumas dicas para evitar problemas no carro que está parado durante esse período de quarentena. Confira: 

- Sempre siga as recomendações do manual com os cuidados de manutenção e lubrificação do seu carro. Observe que as ações preventivas e os respectivos prazos de realização (em quilometragem ou meses) podem mudar de acordo com o regime de utilização. Lembre-se também que a maioria das fabricantes está prorrogando os prazos da manutenção.

- A troca de óleo deve obedecer a quilometragem de troca de óleo e filtros ou/e tempo de uso, o que vencer primeiro. Ou seja, se venceu o prazo, o óleo deve ser trocado mesmo que o veículo esteja parado.

- Mesmo se o veículo estiver rodando pouco são necessário cuidados especiais para que os componentes não se deteriorem. É importante verificar e manter os níveis dos fluídos do carro, óleo de motor, direção hidráulica, fluido de freio e radiador.

- O tanque de combustível deve permanecer cheio sempre que possível, pois isso evita o ingresso de umidade no tanque e a oxidação (envelhecimento) do combustível.

- O ideal seria movimentar o veículo por 20 minutos por semana, para promover a lubrificação dos componentes do motor, evitar a corrosão das peças e para carregar a bateria. Se não for possível rodar com o veículo, é importante que ele seja acionado em um lugar aberto, bem arejado. Não ligue o veículo por tempo prolongado em uma garagem fechada, pois os gases do escape podem ficar retidos no ambiente

- É importante também calibrar os pneus com a pressão indicada no manual, e movimentar um pouco o veículo para que a banda de rodagem não seja amassada e danificada.

- Recomenda-se também manter o veículo limpo, por dentro e por fora. Poeira e contaminantes como detritos de asfalto e sujeira causada por pássaros podem queimar e manchar a pintura. A higienização interna também é fundamental para manter seu veículo livre de germes e bactérias.

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro