PUBLICIDADE
HomeNotíciasDicas
Compartilhar

Dicas para prolongar a vida útil da embreagem

A troca da embreagem é inevitável, mas alguns maus hábitos podem acelerar a troca

A troca da embreagem é algo inevitável, tendo em vista que os conjunto de peças se desgastam com o passar do tempo. Além dos prazos previstos para manutenção no manual do veículo, há um fator determinante para a durabilidade: os hábitos do motorista. 

Os sinais para a troca da embreagem são claros. Por vezes falta força nas arrancadas, há trepidação no pedal, dificuldade de engatar marchas, endurecimento do pedal ou ruídos. Dependendo do veículo, o conjunto de embreagens pode passar dos R$ 1.000. Confira as dicas para aumentar a durabilidade:

Suavidade

Evite arrancadas bruscas, module bem o pdeal da embreagem e o acelerador. Faça o mesmo quando fizer as trocas de marcha, sempre atento à rotação do motor. 

Ponto-morto

Em paradas, evite deixar a embreagem acionada. Use o ponto-morto do câmbio e só engate a marcha na hora de arrancar novamente com o carro. Isso evita o desgaste do conjunto sem necessidade. 

Pedal não é apoio 

Muitos motoristas costumam manter o pé apoiado no pedal durante a condução. Apesar de parecer inofensivo, somente o peso do pé pode movimentar lentamente o pedal e provocar desgaste dos componentes. 

Freio de mão 

Use o freio de mão nas subidas. Muitos possuem o mau hábito de usar a embreagem e o acelerador para manter o carro parado em uma subida. Usando o freio de mão você preserva o disco da embreagem e ainda economiza combustível. 

Não leve muito peso

Levar mais peso que o indicado no manual do veículo pode forçar uma série de componentes, entre eles o conjunto de embreagem. Isso acontece pois os componentes terão que lidar com peso maior do que aquele para qual foram projetados. 

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro