PUBLICIDADE
HomeNotíciasMercado
Compartilhar

Doença de Marchonne causa mal-estar na FCA. Por que ninguém sabia?

Executivo teria conseguido esconder que tinha câncer até de John Elkan, algo visto com muito maus olhos pelos investidores

A morte de Sergio Marchionne, na última quarta-feira (25), já era esperada desde sua súbita substituição como CEO da FCA no sábado anterior. Naquela ocasião, falou-se que o executivo não tinha condições de voltar ao posto, o famoso "o gato subiu no telhado". Mas a verdade é que a FCA devia saber que o gato tinha subido no telhado há pelo menos um ano. Foi nessa época, segundo o hospital que tratou de Marchionne em Zurique, na Suíça, que o executivo recebeu o diagnóstico de câncer no pulmão. Algo de que só o círculo mais próximo a ele, familiar, ficou sabendo. Nem John Elkan, presidente da Exor, a holding que controla a FCA, teria sido informado do problema. Algo gravíssimo para os acionistas da empresa.

 

A maioria das grandes corporações do mundo cuida da saúde de seus executivos como cuida dos investimentos. Quase todos são obrigados a passar por check-ups anuais e a informar sobre qualquer sobressalto de saúde. Nada mais justo: o próprio futuro das empresas pode estar nas mãos destes empresários. Como, portanto, Marchionne conseguiu esconder seu estado de saúde dos acionistas? Mais do que isso: qual é o tipo de controle que a empresa tem sobre a saúde dos responsáveis por seu planejamento e futuro?

Sergio Marchionne

Enquanto chora a perda de um dos mais incríveis CEOs recentes da indústria automotiva, a FCA terá de dar explicações sobre essa e outras questões que ela haverá de suscitar. O caso é que, por mais que fosse um elemento chave na estratégia da companhia, Marchionne tinha de ter deixado sua sucessão mais bem planejada. Ou pelo menos avisado seu chefe de que ele tinha um problema de saúde tão grave para cuidar.

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Hatchback
Sedã
Picape
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro