PUBLICIDADE
HomeNotíciasNovidades
Compartilhar

Estudo mostra que metade das pessoas não quer carros autônomos

Receio dos entrevistados é não ter controle sobre o carro, em caso de qualquer falha do sistema

O futuro da mobilidade vai incluir carros autônomos. Este destino já está aparentemente selado para os automóveis, uma vez que todas as principais fabricantes e até gigantes de tecnologia (como o Google) estão investindo pesado no desenvolvimento de veículos capazes de dirigirem sozinhos. Mas esta ideia ainda não cativa a todos.

De acordo com um estudo publicado pela Gartner sobre a tendência de consumo da indústria automotiva (Gartner Consumer Trends in Automotive), 55% dos entrevistados disseram que não viajariam num carro autônomo. Contudo, em relação a modelos semiautônomos (como o Mercedes-Benz Classe E e o Volvo XC90 que temos atualmente), 70% responderam que se sentiriam confortáveis a bordo de um.

Ford Fusion autônomo

A pesquisa revelou que a principal razão pela qual mais da metade das pessoas ainda desconfia de carros autônomos reside em sua experiência com aparelhos eletrônicos no dia a dia, que eventualmente apresentam problemas de funcionamento.

O receio das pessoas é que o conjunto de câmeras, radares e sensores dos automóveis parem de atuar inadvertidamente em situações de risco, por exemplo, deixando o motorista em apuros, sem poder reagir. “As pessoas têm medo de estarem em automóveis em que não consigam exercer algum tipo de controle. Elas não podem sentir que não sabem o que fazer” explicou Mike Ramsey, um dos diretores da pesquisa.

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro