A queda nas vendas de automóveis já é uma realidade e algo esperado para os próximos meses. Agora, começam a sair estudos que apontam qual será o verdade impacto do coronavírus nas vendas em 2020.
A Boston Consulting Group (BCG) apresentou alguns cenários para o setor automotivo. No cenário mais otimista, o mercado terá uma queda de 10%, falando em números globais. Isso acarretaria em uma recuperação rápida, possivelmente já em 2021.
No cenário mais pessimista, as vendas cairão 40%, o que seria um verdadeiro desastre para as montadoras. No entanto, o BCG aponta que o cenário mais provável é uma queda de 22%.
O fator fundamental, segundo o estudo, é o comportamento do consumidor diante de índices econômicos desfavoráveis. Muitos irão adiar a troca de um carro durante um bom tempo, isso sem levar em consideração aqueles que perderam seus empregos e dificilmente se endividarão.
No Brasil, onde o mercado automotivo começava a se recuperar da última crise, a revisão da Bright Consulting é que o patamar de vendas alcançado em 2019, quando 2,67 milhões de carros foram vendidos, só seja alcançado novamente em 2022.