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Euro NCAP, 2 Fiesta e Senna - Entenda como tudo isso se relaciona

Criado por causa das mortes do tricampeão e de Ratzenberger, programa fez segurança viária evoluir, como mostram 2 Ford Fiesta com 20 anos de diferença

Max Mosley era um nome conhecido na época em que Ayrton Senna morreu. Ele havia acabado de derrotar Jean-Marie Balestre, inimigo praticamente declarado do tricampeão brasileiro, para a presidência da FISA (Fédération Internationale du Sport Automobile), posteriormente unificada com a FIA (Federação Internacional de Automobilismo). E ficou sensibilizado não só com a morte de Senna em 1994, mas também com a do piloto austríaco Roland Ratzenberger, ambas no Grande Prêmio de San Marino. Foi nessa época que Mosley, posteriormente envolvido em um escândalo sexual e acusado de nazista, se reuniu com Sid Watkins, o médico que atendeu Senna ainda na pista, para pesquisarem e melhorarem a segurança dos pilotos nas competições. "O Euro NCAP nasceu de descobrirmos, depois de pesquisar sobre segurança na F1, que nada havia sido feito em relação a isso na Europa. Pensamos em perguntar aos governos, já que eles deveriam estar fazendo um tremendo trabalho sobre os carros de passeio, e descobrimos que nada havia sido feito desde 1974", diz o controverso ex-chefão da FIA e do Euro NCAP no vídeo abaixo. Um vídeo que mostra o nível da evolução na segurança viária de 1998 até os dias de hoje. São 20 anos que separam a chance de sobreviver da certeza de morrer, algo de que dão testemunho dois Ford Fiesta: um fabricado em 1998 e outro em 2018.

Já mostramos aqui na KBB que carros antigos oferecem muito menos proteção do que os modernos, contrariando a crença popular (e equivocada) de que carros de "lataria grossa" são mais seguros. A reportagem também mostrava a importância de conservar bem o veículo, com manutenções regulares. Não só para a parte mecânica, mas também para a estrutural. Só que não basta conservar bem o automóvel. É preciso que ele tenha sido projetado para proteger seus ocupantes, como mostra o vídeo abaixo:

A certa altura, Kris Peeters, vice primeiro ministro da Bélgica, comenta que o Euro NCAP ajudou a salvar 78 mil vidas ao longo dos últimos 20 anos. David Ward, secretário-geral do Global NCAP, mostra o porquê de isso ter acontecido. Os dois Fiesta, o fabricado em 1998 e o de 2018, batem de frente, no chamado offset frontal. Enquanto o Fiesta 1998 tem uma invasão de cabine, e seus passageiros provavelmente morreriam na batida, o de 2018, ainda de uma geração anterior à atualmente vendida na Europa, está com a cabine íntegra e apenas com um trincado no para-brisa. Trocando em miúdos, do Fiesta mais novo os passageiros sairiam andando, ainda que meio atordoados. Do Fiesta 1998, ninguém sairia. Os corpos é que teriam de ser retirados, provavelmente com dificuldades, como já mostramos em um vídeo feito após um teste do Latin NCAP

Ford Fiesta 1998 após se chocar com um Fiesta 2018

Max Mosley finaliza o vídeo dizendo que o Euro NCAP foi combatido no começo. Os fabricantes diziam que segurança não vendia. Atualmente, segurança é um fator de decisão fundamental na compra dos carros europeus, o que mostra que o trabalho da entidade não salvou apenas vidas, mas também deu às marcas de carros mais um argumento forte de vendas. Algo que o Latin NCAP ajudou a começar a introduzir no Brasil e em países de nossa região. Sob ataques parecidos com os sofridos pelo Euro NCAP pouco após sua fundação. E que revelou os modelos nota 0 vendidos por aqui, os que têm menos pontos de solda, os que têm equipamentos retirados para custar menos. Um quadro que talvez o Rota 2030 também ajude a modificar. Quem poderia dizer que foi Ayrton Senna, tristemente, que deu início a essa preocupação com segurança viária? Pode-se criticar Mosley por uma série de coisas, mas ele tem razão em algo: "Na F1, posso salvar uma vida a cada 5 anos, mas, quando falamos em segurança viária, falamos em milhares de vidas". Que essas e muitas mais sejam poupadas.

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