PUBLICIDADE
HomeNotíciasNovidades
Compartilhar

EXCLUSIVO - Por que o Cruze não ganhou 4 estrelas no Latin NCAP?

Airbags laterais mais simples (e baratos) que os usados pelo VW Polo impediram o teste do poste no sedã da Chevrolet. Problema também afeta Nissan Kicks

No último dia 7 de novembro, o Latin NCAP divulgou os resultados de seu teste mais recente e mostrou que o Chevrolet Cruze conseguiu apenas 4 das 5 estrelas possíveis. Uma marca estranha, considerando que o veículo foi premiado com 5 estrelas pela NHTSA e também pela ANCAP, na qual foi testado sob o nome Holden Astra. Se lá fora ele ganha 5 estrelas, por que leva apenas 4 no Brasil. A explicação poderia estar em uma estrutura mais frágil, com menos soldas. Essa é a razão para que o Renault Sandero brasileiro leve apenas 1 estrela nos testes enquanto o europeu, que levou 4 estrelas no Euro NCAP, bem mais exigente. Mas a estrutura do Cruze feito na Argentina se mostrou estável no teste. O que, então, teria influenciado no resultado? Especialmente considerando que o Cruze tem ESP de série e o Polo só o tem em sua versão mais vendida? A razão, de acordo com o Latin NCAP, está nos airbags laterais do modelo da GM.

 

"Com relação aos airbags, o Latin NCAP sempre fala em airbags de proteção lateral de cabeça. Eles podem ser de cortina ou do tipo tórax cabeça, como no caso do Polo e do Virtus ou mesmo do Dacia Sandero, europeu. O ponto é que o Polo e o Virtus tem proteção a impactos laterais de cabeça de série, mas o Cruze não tem. O Latin NCAP tem como protocolo que a segurança passiva sempre tem de ser 100% standard para que seja considerada na avaliação. O motivo é que a segurança passiva é a última linha de defesa contra a batida. O Cruze não tem nenhym elemento de proteção lateral de cabeça. Por essa razão, o carro não foi avaliado no impacto de poste", diz Alejandro Furas, secretário-geral da entidade. "O impacto lateral no corpo, especialmente na cabeça, é dos mais delicados e perigosos. Nosso corpo não foi desenhado para resistir a esses impactos e o carro também tem menor espaço na lateral para dar proteção em comparação com uma batida frontal."

Chevrolet Cruze leva 4 estrelas no Latin NCAP

O que acontece é que o Cruze é vendido em duas versões, a LT e a LTZ. A LTZ vem com 6 airbags de série, inclusive o de cortina, mesmo nível de equipamentos com que ele é vendido no exterior desde sua versão de entrada. Com isso, o Cruze LT não é um veículo projetado para dar proteção à cabeça do passageiro em caso de choque lateral. Ele é apenas um Cruze que teve um de seus itens essenciais retirados para custar menos. Neste caso, os airbags de cortina. É o mesmíssimo caso do Nissan Kicks, que também recebeu 4 estrelas apesar de vir com ESP em sua versão mais vendida. A versão avaliada era provavelmente a S ou a SV, que não trazem airbags laterais nem de cortina de série. Na SV, eles são opcionais. São padrão de equipamento apenas na versão SL.

Nissan Kicks leva só 4 estrelas no Latin NCAP

Na prática, o que se nota é que os airbags são apenas extraídos dos veículos sem que algum dispositivo alternativo de proteção em impactos laterais seja adotado. Ao adotar airbags laterais tórax cabeça, o VW Polo conseguiu proteção completa e as 5 estrelas no Latin NCAP. Algo que tanto o Kicks quanto o Cruze, concebidos para vir com pelo menos 6 airbags (a Chevrolet diz que o Cruze tem 10), poderiam também ter conseguido. É assim que eles são vendidos nos EUA. Ao deixar de ter seus airbags, os dois oferecem menos proteção do que foram concebidos para oferecer. Como Ford e Chevrolet já argumentaram respectivamente com relação ao Ka e a Onix, as fabricantes atendem perfeitamente a legislação brasileira. O que não é positivo sob nenhum aspecto. No caso da legislação brasileira, porque ela é deficiente em proteger as pessoas como deveria, o que não surpreende em um país que mata mais de 40 mil por ano no trânsito. No caso das fabricantes, porque elas se aproveitam dessa legislação para oferecerem carros menos seguros do que eles poderiam ser. Especialmente em impactos laterais.

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro