PUBLICIDADE
HomeNotíciasNovidades
Compartilhar

EXCLUSIVO - Documento interno revela que Ford Ka continua sem barras de proteção lateral

Apenas a porta dianteira recebeu uma travessa inferior. Faltam a barra superior e as das portas traseiras

Depois de apresentar o Ka 2019 e falar em reforços de carroceria, a Ford continuou em um silêncio sepulcral com relação às barras de proteção lateral. A empresa tirou do modelo nacional os equipamentos, presentes na versão europeia. Curiosamente, o Ka é um projeto brasileiro. O silêncio provavelmente se deve a algo que documentos internos obtidos pela KBB conseguiram revelar: os reforços não incluem barras laterais. Há apenas uma travessa inferior em cada uma das portas dianteiras. As traseiras não trazem nada, como se nota na imagem acima.

Durante o Congresso SAE, conseguimos falar com Nahuel Osanai, engenheiro-chefe dos modelos B da Ford. Ao perguntarmos sobre por que as barras laterais haviam sido eliminadas do projeto, Osanai nos disse o seguinte: "Ficaria muito caro para o Brasil, mas sabemos da importância do Latin NCAP e precisamos nos ajustar e melhorar as notas nesta avaliação". O Ka 2019 traz os ajustes a que o engenheiro se referia, mas não na extensão em que eram esperados. Veja abaixo um raio-X do Ford Ka vendido na Europa e note a diferença de estrutura que há entre ele e o modelo nacional.

Estrutura do Ford Ka vendido na Europa

Como se nota, não é possível dizer que o carro tem barras de proteção laterais. Ele tem apenas 2 das 8 presentes no modelo europeu. Apenas nas portas dianteiras. Haverá quem defenda que elas são suficientes para dizer que o Ka as oferece, mas seria como dizer que um carro sem as rodas de trás tem rodas só por trazer as da frente.

Documento interno da Ford sobre os 6 airbags do Ka.

De todo modo, o Latin NCAP não se pauta por equipamentos, mas por desempenho. O Ka só poderia receber 5 estrelas no programa de segurança se sua versão mais vendida viesse equipada com controle de estabilidade (ESP) de série e que ele seja um equipamento opcional independente dos demais nas outras versões, como acontece com o Polo. Mas pode ser que a Ford se contente com 3 estrelas, como aconteceu com o Chevrolet Onix. Para o mercado argentino, a Ford prometeu que todos os modelos, do Ka à Ranger, trarão o ESP. No documento interno, a empresa até ressalta que o Ka é o único em seu segmento a ter 6 airbags. Já limitados a apenas algumas versões do modelo. A Ford chegou a oferecer o EcoSport de série, em todas as versões, com 7 airbags, mas desistiu rapidamente da configuração.

Na terça (31), o Latin NCAP divulgará mais uma rodada de testes. Ainda esperamos pelos dados do Toyota Yaris, mas não é difícil que o Ford Ka esteja incluído nos novos resultados. Com sorte, com o máximo de 3 estrelas a que sua configuração faz jus. O consumidor pode não ligar se os carros que compra são seguros ou não, mas é importante que ele esteja protegido mesmo se acreditar que para-choques de aço são mais seguros que os de plástico e outras bobagens do tipo.

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro