A última bateria de testes do Latin NCAP, entidade que realiza os testes de colisão dos modelos vendidos na América Latina e Caribe, revelou um grande problema para a dupla Fiat Argo e Cronos. Os modelos caíram de três estrelas para adultas e quatro para crianças no teste realizado em 2019 para zero no novo teste.
Segundo o Latin NCAP, a dupla tem proteção de apenas 24,37% para adultos (motorista e passageiro), 9,91% na proteção de crianças no banco traseiro e 36,91% na proteção de pedestres. E se não pudesse ficar pior, a entidade diz que a presença de sistemas de segurança foi ainda menor: 6,98%. Vale ressaltar que o teste está mais rigoroso atualmente.
De acordo com o relatório da entidade, a estrutura da cabine é instável e a proteção para cabeça e pescoço do motorista foi apenas boa no impacto frontal a 64 km/h. A proteção do tórax foi considerada marginal para o motorista e boa para o passageiro. No entanto, o maior problema está para os joelhos.
Os dois ocupantes dos bancos dianteiros podem receber impactos de peças do painel. As canelas foram classificadas como boa e adequada. A região dos pés foi considerada estável, mas a prova do efeito chicote teve proteção pobre.
Em nota, a Stellantis afirmou que seus veículos à venda no país estão dentro do que a lei exige. "A Stellantis informa que todos os seus veículos cumprem as recomendações e normas homologatórias vigentes ligadas à segurança”. A Fiat também afirmou que irá promover melhorias no Cronos e pedirá uma reavaliação do modelo.