PUBLICIDADE
HomeNotíciasNovidades
Compartilhar

Fiat Weekend sai de linha após 23 anos

Segmento de peruas compactas perdeu o último representante; Fiat quer SUVs no lugar

As exigências de segurança do Contran fizeram sua primeira vítima. A perua Fiat Weekend saiu de linha e acabou com o segmento de peruas compactas no Brasil. Anteriormente chamada de Palio Weekend, o modelo teve mais de 530 mil unidades vendidas no Brasil. No seu lugar, a Fiat promete dois SUVs, que devem ser apresentados durante o Salão do Automóvel de São Paulo. As concessionárias ainda possuem unidades à venda por R$ 67.990 na Attractive 1.4 e R$ 85.990 na Adventure 1.8. 

“A Weekend teve um papel muito importante para a Fiat, liderando o segmento durante quase toda sua trajetória comercial”, afirmou Herlander Zola, Diretor do Brand Fiat e Operações Comerciais Brasil. O executivo também confirmou a ideia de produzir SUVs: “Para atender ao desejo do cliente brasileiro, está previsto o início da produção de três novos modelos a partir de 2020. Dois deles vão colocar a nossa marca no segmento de SUVs”.

A Weekend foi lançada em 1997 com o design criado pelo renomado Giorgetto Giugiaro. Apesar da resistência no mercado, foi perdendo espaço para os SUVs. O baixo volume de vendas não faria sentido o custo com as adaptações de segurança. Confira a linha do tempo do modelo:

1999: lançamento da versão Adventure, que recebeu caracterização robusta. Seu sucesso foi tão grande que a linha foi estendida para Idea, Doblò e Strada e virou moda, inaugurando a categoria conhecida por “off-road light”;

2001: chegada da nova Weekend, desenhada pelo estilista italiano Giorgetto Giugiaro;

2004: outra mudança que alterava principalmente a traseira, também promovida por Giorgetto Giugiaro, com amplas lanternas e um estilo mais robusto;

2008: com a reestilização da station, a versão Adventure incorpora o Locker, um componente inédito no mundo: a Fiat é a primeira fabricante de automóveis a lançar um veículo de tração dianteira 4x2 com bloqueio de diferencial. Para aumentar a capacidade de tração, o recurso possibilita superar condições adversas de terreno com mais desenvoltura.

2008: apresentação do Palio Weekend Elétrico, desenvolvido com a hidrelétrica Itaipu Binacional. O motor tinha potência de 15 Kw (20 cv) e torque de 50 Nm (5,1 Kgm). Alimentado por uma bateria de níquel, situada no fundo do porta-malas, garantia autonomia de 120 Km;

2012: o modelo teve sua última modificação de estilo;

2015: a station passou a ser identificada apenas pelo nome Weekend;

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Hatchback
Sedã
Picape
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro