Depois de 11 anos em produção, o motor 1.8 E.torQ será aposentando. O motivo é simples, a partir de 1º de janeiro, entra em vigor a fase L7 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, o Proconve. Esse também foi o motivo para a redução de potência no motor 1.3 Firefly.
A nova legislação aperta o cerca nos motores mais antigos, uma vez que restringe a emissão de poluentes e o volume dos ruídos. Dessa forma, o 1.8 aspirado está na corda bamba. Dessa maneira, versões dos Fiat Argo, Cronos e Toro sairão de linha, além de configurações do Jeep Renegade, darão adeus.
No caso do Jeep, tal qual o Compass e a picape Toro, o SUV receberá o motor 1.3 GSE turbo com 185 cv e 27,5 kgfm de torque. Segundo informações do site Autos Segredos, esse conjunto será a única opção do Renegade.
De acordo com a publicação, o Renegade 1.3 flex também terá opção de tração 4x4. Para isso, no lugar do câmbio automático de seis marchas, as versões com tração nas quatro rodas receberão a transmissão automática de nove marchas.
Outro modelo que será aposentado o Fiat Doblò, que recentemente completou 20 anos de lançamento no Brasil. Sem nunca ter trocado de geração, o monovolume teve mais de 160 mil unidades emplacadas nesse período.
Apesar de deixar de vender modelos com motor 1.8 no Brasil, a fabricação poderá continuar, uma vez que a Stellantis exporta todos esses modelos para outros mercados com o motor 1.8 debaixo do capô.