Há alguns meses, Ford e Chevrolet decidiram focar em SUVs e encerrar as produções de alguns hatches e sedãs nos Estados Unidos. Na teoria, esse segmento em crescimento supriria as vendas, mas na prática as coisas parecem diferentes.
Um estudo do site Edmunds sugere que boa parte dos consumidores optaram pela concorrência por ainda oferecerem esse tipo de veículos. O estudo usou como base os donos do Ford Focus e do Chevrolet Curze Sport6. O levantamento aponta que 42% dos donos destes veículos não compraram um SUV.
Observando diversos fatores desde o fim da oferta dos modelos em setembro, o Edmunds consegue precisar que 23% dos donos de Cruze deixaram a Chevrolet. O índice é ainda maior na Ford, onde 33% ex-donos de Focus foram para outra marca.
Esses consumidores se dividiram entre comprar Toyota Corolla e Honda Civic, dois competidores diretos de Focus e Cruze, ou ainda partiram para SUVs, mas de marcas como Jeep, Hyunda ou Kia. Somente 21% dos donos de Chevrolet compraram Tracker ou Equinox, enquanto 18% dos proprietários do Ford optaram pelo EcoSport ou Escape.