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Ford EcoSport ou Nissan Kicks: Qual SUV desvaloriza mais?

Em primeiro lugar, o Ford EcoSport SE 1.5 12V Flex 4X2 mecânico conta com a menor queda, com 5,19%. Nissan Kicks apresenta a média mais alta de perda

O Ford EcoSport e o Nissan Kicks estão entre os 10 SUVs mais emplacados no ano, segundo a Fenabrave. Enquanto o Kicks disputa a liderança entre os utilitários compactos – atrás apenas do Jeep Renegade –, o EcoSport sustenta a sexta colocação neste ranking. Para ajudar o consumidor a tomar uma decisão de compra mais consciente, o site referência em precificação de carros novos e usados, KBB Brasil, comparou a desvalorização das versões de ambos modelos para entender qual possui a menor e maior perda em valor.

Abrindo o ranking com a menor desvalorização, a versão mecânica do Ford EcoSport SE 1.5 12V Flex 4X2 sofre queda de 5,19% em seu valor após um ano de uso. Em seguida, o automático Nissan Kicks S 1.6 16V CVT Flex 4x2 desvaloriza em 5,94%.

Por outro lado, o Nissan Kicks SV 1.6 16V CVT Flex 4x2 automático ocupa a posição de veículo mais desvalorizado na batalha, com 10,77% de queda em seu valor original. Ainda dentre os mais desvalorizados, o ranking destaca duas versões do EcoSport, sendo elas o FreeStyle 1.5 12V Flex 4x2 automático e Titanium 2.0 16V Flex 4x2 automático, que perdem 7,90% e 7,88% em seu valor, respectivamente.

A análise apresenta, ainda, a média ponderada de desvalorização por modelo e revela que o Nissan Kicks mostrou maior diferença em taxa de queda - resultado do efeito da única versão que realmente destoa das demais (Kicks SV Automática) com a maior porcentagem de perda. A japonesa conta com 8,6% de média, enquanto a Ford apresenta uma média de 7%.

Confira a relação de desvalorização das 10 versões de Ford EcoSport e Nissan Kicks:

FORD ECOSPORT SUV/Crossover 4P SE 1.5 12V FLEX 4x2 Mecânico
Taxa de desvalorização após um ano de uso: -5,19%

NISSAN KICKS SUV/Crossover 4P S 1.6 16V CVT FLEX 4x2 Automático
Taxa de desvalorização após um ano de uso: -5,94%

FORD ECOSPORT SUV/Crossover 4P SE 1.5 12V FLEX 4x2 Automático
Taxa de desvalorização após um ano de uso: -6,19

FORD ECOSPORT SUV/Crossover 4P FREESTYLE 1.5 12V FLEX 4x2 Mecânico
Taxa de desvalorização após um ano de uso: -6,65%

NISSAN KICKS SUV/Crossover 4P SL 1.6 16V CVT FLEX 4x2 Automático
Taxa de desvalorização após um ano de uso: -7,05%

FORD ECOSPORT SUV/Crossover 4P STORM 2.0 16V FLEX 4x4 Automático
Taxa de desvalorização após um ano de uso: -7,53%

NISSAN KICKS SUV/Crossover 4P S 1.6 16V MT FLEX 4x2 Mecânico
Taxa de desvalorização após um ano de uso: -7,77%

FORD ECOSPORT SUV/Crossover 4P TITANIUM 2.0 16V FLEX 4x2 Automático
Taxa de desvalorização após um ano de uso: -7,88%

FORD ECOSPORT SUV/Crossover 4P FREESTYLE 1.5 12V FLEX 4x2 Automático
Taxa de desvalorização após um ano de uso: -7,90%

NISSAN KICKS SUV/Crossover 4P SV 1.6 16V CVT FLEX 4x2 Automático
Taxa de desvalorização após um ano de uso: -10,77%

Quando o assunto é preço de carros, há duas metodologias para calcular a perda de valor: Desvalorização e Depreciação. Desvalorização é a comparação do preço atual de um veículo com os valores aplicados pelo mercado à mesma versão fabricada em anos anteriores. Já a Depreciação usa o valor do veículo 0 Km em um período determinado em relação a seu atual valor residual, sempre considerando o mesmo ano/modelo e sem o mesmo rigor de sua definição contábil, que tem regras muito estritas. Neste estudo, foi aplicado o conceito de desvalorização, levando em consideração todo o período de vida dos modelos analisados.

A KBB utiliza tecnologias de análise de dados e Big Data para produzir os levantamentos de precificação e desvalorização de veículos novos e usados. Os valores aqui presentes são gerados por meio de um complexo algoritmo, que analisa diversos fatores de comportamento do mercado automotivo brasileiro, além de seguir uma rígida análise de especialistas. A empresa atua com o propósito de conscientizar os consumidores na compra e venda de carros a partir da determinação de preços justos.

Sobre a Kelley Blue Book

Criada em 1926 nos Estados Unidos, a Kelley Blue Book é referência em preços de carros novos e usados tanto para quem compra quando para quem vende. Ela usa como base de cálculo para o Preço KBB valores de mercado praticados regionalmente. Também é a única a produzir uma tabela que apresenta o preço de troca de um carro levando em conta fatores como quilometragem, cor, nível de equipamentos e estado de conservação do veículo. E que permite que ninguém perca dinheiro na negociação: seja de um novo ou de um usado. Também oferece conteúdo editorial abrangente em texto e vídeo, com dicas e avaliações de especialistas, ferramentas para comparação de carros e opinião do dono.

Referência em precificação no mercado automotivo norte-americano, a KBB está no Brasil desde outubro de 2017 com o site kbb.com.br. A sede da Kelley Blue Book é baseada em Irvine, Califórnia, e faz parte da Cox Automotive.

Sobre Cox Automotive

A Cox Automotive, Inc. está transformando a forma como o mundo compra e vende veículos por meio de soluções para consumidores, fabricantes e revendedores em todas as fases da experiência automotiva. A empresa global tem cerca de 34.000 membros na equipe, em mais de 200 escritórios em todo o mundo, que atendem mais de 40 mil clientes.

A Cox Automotive é uma subsidiária da Cox Enterprises Inc., uma companhia com sede em Atlanta cujas receitas ultrapassam US$ 20 bilhões. Para mais informações sobre a Cox Automotive, visite www.coxautoinc.com.

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