A Ford encerrou na última quarta-feira, 30, depois de 52 anos, a produção de veículos na fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC paulista. O primeiro modelo produzido na fábrica foi o Corcel, em 1968. Em junho desse ano, o último veículo feito foi o Fiesta.
Desde o fim da produção do hatch, a marca fazia apenas caminhões no local. A decisão de fechar a fábrica foi anunciada em fevereiro. A partir dali iniciou-se um plano de venda do local e tratativas com a CAOA para assumir a operação de caminhões, mas sem acordo até o momento.
A fábrica também foi responsável por fazer veículos conhecidos, como Ka, Escort, Maverick, Del Rey, Verona e Pampa. Antes de ser comprada pela Ford, a unidade pertencia a Willys-Overland do Brasil e foi inaugurada em 1954. Por lá passaram a produção do Jeep Willys, Aero, Rual, CJ-5 e Itamaraty.

Com o fim da linha de caminhões, 600 funcionários se juntam aos 750 demitidos em junho. Os funcionários administrativos serão transferidos para um prédio em São Paulo. A Ford planeja reduzir custos de operação na América do Sul. Para isso, além de fechar algumas fábricas, focará em SUVs e picapes. Recentemente, uma parceria de produção com a Volkswagen também foi anunciada.