PUBLICIDADE
HomeNotíciasMercado
Compartilhar

Ford Focus sucumbe ao ataque dos SUVs e crossovers na América do Sul

Modelo é o primeiro hatchback médio com morte confirmada, mas a onda a favor dos SUVs ainda deve matar VW Golf, Chevrolet Cruze e companhia

Não serão mais apenas os fãs de peruas que poderão se queixar de SUVs e crossovers. Em um Brasil que nunca comprava carros de duas portas e depois passou a comprar apenas carros de quatro portas, binário como ele só, a preferência por modelos com posição alta de dirigir fez mais uma vítima. Em entrevista ao Argentina Autoblog, porta-vozes da Ford disseram que o Focus deixará de ser produzido em Pacheco, na Argentina, em maio de 2019. Se você ama o hatchback e sua versão sedã, corra para comprar o seu ainda 0 km. Se tem um e receia a desvalorização que a saída de linha certamente trará, aproveite para vendê-lo enquanto isso não acontece.

O Argentina Autoblog lembra que o Focus não é a única vítima da preferência por crossovers e SUVs, apenas a primeira entre os hatchbacks. O Renault Fluence deixou de ser fabricado, também na Argentina, e ainda não ganhou nenhum substituto na fábrica de Córdoba. Provavelmente porque o modelo que fará isso, o Arkana, esteja cotado para a fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná. Outros candidatos à morte certa são o Chevrolet Cruze e o VW Golf, com vendas cada vez menores, que não justificam o esforço de produção.

Ford Focus Fastback

Enquanto isso, o Focus de 4ª geração já é vendido na Europa e espalha a nova plataforma modular da marca, a C2, pelo Velho Continente. Ela eventualmente chegará também à América do Sul, mas provavelmente na forma de um hatchback compacto, o provável sucessor do Ka, de um crossover compacto, a nova geração do EcoSport, ou de um inédito crossover médio no Brasil, o Kuga. Este último já é vendido na Argentina, importado da Europa, mas tem grandes chances de se tornar o novo produto de Pacheco. Algo que colocará a Ford em nossa região no mesmo compasso da matriz americana, que se decidiu a vender apenas picapes e SUVs no segundo maior mercado do mundo.

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro