PUBLICIDADE
HomeNotíciasNovidades
Compartilhar

Ford Ka e Hyundai HB20 zeram testes de segurança do Latin Ncap

Ford promete introduzir mais equipamentos de segurança nas versões básicas da família Ka

O Latin Ncap, entidade não-governamental que realiza testes de colisão e segurança em veículos vendidos na América Latina, divulgou os resultados da sua última bateria de testes de 2020. Os modelos testados foram os hatches e sedãs Ford Ka e Hyundai HB20. 

Ambos os modelos foram avaliados quanto ao impacto frontal e lateral, chicote cervical e proteção de pedestres. No entanto, infelizmente, tiveram suas notas zeradas. O primeiro motivo está na falta do controle eletrônico de estabilidade como item de série que, por si só, já limita consideravelmente as notas. Porém, os dois modelos tiveram ainda outros problemas.

Segundo o relatório, HB20 mostrou boa proteção para cabeça e pescoço do motorista, mas apenas mediana para o tórax no impacto frontal. O problema maior está no teste lateral contra barreira móvel, onde recebeu a pior nota para o tórax, zerando automaticamente o a testagem.

Outro detalhe que depõe contra o modelo da Hyundai é o teste do efeito chicote. Dos 3 pontos possíveis, o HB20 fez apenas 0,14. O impacto lateral contra poste não foi feito por não ter airbags laterais de série. Dessa maneira, hatch e sedã pontuaram 19% para ocupante adulto, 10% para ocupante infantil, 43% para proteção de pedestres e 14% para assistência à segurança.  

O Ford Ka teve um desempenho parecido, recebendo notas boas e medianas nos testes de colisão, além de ter uma estrutura considerada estável. Novamente, o grande vilão foi o teste lateral e o dano causado na região do tórax. No teste do efeito chicote, o Ka também zerou. Por não ter airbags laterais, não realizou o teste lateral contra o poste. O Ford ainda zerou a proteção passível por não ter ESC e frenagem automática de série. Com isso, sua pontuação foi de 34% para adultos, 9% para crianças, 50% para pedestres e 7% em tecnologias.

A Ford informou ao Latin Ncap que “como consequência deste teste e da evolução dos requisitos dos consumidores, a Ford está trabalhando para fazer melhorias em seus produtos. A Ford está apresentando atualizações para o equipamento de segurança do Ka de série, oferecendo ESC e airbags laterais de série em todas as versões”. A entidade informou que realizou testes em uma versão mais equipada e constatou a melhoria, mas só atualizar a classificação por estrelas quando esses recursos se tornarem padrão para toda a região da América Latina e do Caribe.   

Compartilhar

Notícias Recentes

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Hatchback
Sedã
Picape
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro