A Ford apresentou nesta quarta-feira (26) o inédito Puma na Europa. O SUV, que ressuscita o nome já utilizado pela marca para batizar um cupê vendido no final dos anos 1990, nasceu da mesma base da nova geração do Fiesta vendida na Europa e que também é aproveitada pelo EcoSport por lá. A novidade será fabricada em Craiova, na Romênia, e será apresentada oficialmente durante o próximo Salão de Frankfurt, na Alemanha, em setembro.
A primeira impressão que temos do Puma é a sua inspiração um tanto explícita do design da Jaguar. Além de ambos compartilharem nomes oriundos da classe dos Felinos, o visual do Puma se assemelha muito ao que vemos no SUV compacto da marca britânica, o E-Pace, sobretudo no que diz respeito ao formato e posição dos faróis e grade, ainda que no caso do Ford suas curvas sejam mais arredondadas. Na traseira, há mais personalidade no Puma, uma vez que as lanternas arredondadas se distanciam mais das horizontais do Jaguar. É inegável, porém, que o visual do Puma é moderno, devido à carroceria bastante curvilínea e "encorpada".
Apesar de compartilhar a mesma plataforma do EcoSport, o Puma é, na verdade, menor do que o SUV que conhecemos, embora a marca não tenha detalhado suas dimensões no comunicado oficial. Por outro lado, há a promessa de um aproveitamento de cabine mais generoso, principalmente quanto ao porta-malas, capaz de levar até 456 litros de volume (100 litros a mais que o EcoSport nacional).
O Puma também se diferencia do EcoSport pelos níveis de refinamento e tecnologia que pretende entregar. Entre os equipamentos que merecem mais destaque, estão o controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência na faixa, leitor de sinalização de trânsito, painel totalmente digital, central multimídia com tela de 8'' e teto solar panorâmico.
Sob o capô, o SUV só poderá ser equipado com motor 1.0 turbo de 125 cv ou 155 cv. Haverá, também, uma opção com sistema meio-híbrido de 48V, que subtitui o alternador por um motor elétrico capaz de oferecer 5 kgfm de torque em determinadas situações para ajudar na eficiência do conjunto motriz. Recursos como stop-start e desativação de um dos cilindros em velocidades constantes completam o leque de tecnologias do Puma.
O Puma será lançado oficialmente até o final deste ano na Europa. O modelo não está nos planos da Ford para o Brasil por enquanto.