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Ford mostra Mustang Mach E no Brasil, mas não confirma chegada do SUV elétrico ao país

Marca despista sobre a venda do modelo que vem sendo testado por aqui há alguns anos

A Ford encerrou a produção de veículos no Brasil em 2021, mas segue traçando estratégias em nosso mercado em sua nova fase como importadora. Após rumores sobre o fim das operações do Campo de Provas de Tatuí (SP) e a suposta venda da fábrica de Camaçari (BA), a marca norte-americana anunciou que as duas instalações serão utilizadas para o desenvolvimento de tecnologias que serão aplicadas em todo o mundo.

“A Ford é a única empresa da América Latina a contar com uma estrutura completa para desenvolvimento e testes automotivos integrada a um time de engenharia local com capacidade para desenvolver veículos globais”, segundo Alex Machado, diretor de Desenvolvimento da Ford América do Sul.

Inaugurado há mais de 40 anos em uma área adquirida de uma antiga fazenda, o Centro de Desenvolvimento e Tecnologia de Tatuí conta com pistas de testes e laboratórios que atendem padrões e exigências internacionais. “Nessa nova fase, o local passa a operar com um nível superior de digitalização, fundamental para o desenvolvimento de veículos conectados, elétricos e autônomos, incluindo a instalação de uma antena 5G e sensoriamento de das pistas para comunicação com os sistemas de direção autônoma”, destaca Marinna Silva, gerente de Desenvolvimento do Centro de Tatuí.

Com essa expansão nas atividades do Centro de Desenvolvimento e Tecnologia de Tatuí, a Ford tem a expectativa de gerar uma receita de R$ 500 milhões em 2022 com a exportação de serviços de engenharia para mercados globais.

Durante o anúncio das novas atividades dos centros de desenvolvimento, a Ford revelou à imprensa a van E-Transit e o Mustang Mach E, o SUV elétrico lançado nos Estados Unidos em 2020 e que vem sendo testado no Brasil há cerca de dois anos. “O que estamos mostrando hoje não significa que iremos lançar esses carros no Brasil. Esses modelos estão sendo testados em Tatuí para avaliar o seu comportamento na América do Sul e a relação deles com as características dos nossos consumidores”, despistou Rogélio Golfarb, vice-presidente da Ford América do Sul.

SUV elétrico com desempenho de superesportivo

O carro mostrado é uma unidade da versão topo de linha GT Performance Edition, que tem preço inicial de US$ 62 mil nos Estados Unidos (cerca de R$ 315.500 em conversão direta na cotação atual). Apesar do preço elevado até mesmo para os padrões norte-americanos, o Mustang Mach E está com as reservas temporariamente paralisadas devido ao alto número de encomendas.

Nessa configuração, o Mustang Mach E é dotado de baterias de 91 kWh de capacidade, que fornecem aproximadamente 420 quilômetros de autonomia aos motores elétricos, um instalado na dianteira e outro na traseira. O conjunto motriz entrega 487 cv de potência e 83 kgfm de torque. Além dessa força toda, a tração integral permite ao Mustang Mach E GT Performance acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,5 segundos.

Durante o breve contato com o carro, o belo desenho da carroceria chamou a atenção pelas linhas agressivas da dianteira com faróis afilados e a grade frontal imitando fibra de carbono com logotipo iluminado.

De perfil, o Mustang Mach E tem um jeitão de hatchback musculoso devido aos para-lamas destacados. Um detalhe interessante é a ausência de maçanetas nas portas, que são abertas por meio de um pequeno botão. A traseira com lanternas divididas em três elementos verticais é a parte que mais lembra o Mustang convencional.

Talvez por se tratar da versão mais cara do Mach E, a cabine também agrada pelo acabamento com materiais macios ao toque e a combinação de couro e Alcantara nos bancos e nas portas.

Em sua configuração mais completa, o Mustang Mach E é bem equipado de série: painel digital de 10,2”, central multimídia vertical de 15,5”, sistema de som Bang & Olufsen, câmeras com visão em 360º, teto panorâmico, faróis em LED, porta-malas com abertura elétrica, rodas de liga leve de 20”, além de assistências de segurança, como controle de cruzeiro adaptativo e frenagem autônoma de emergência.

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