Muita gente torce o nariz para o carro elétrico, ainda que saiba que este é o futuro. Agora, esse tipo de veículo começa a focar não somente em potência, economia e autonomia, mas também no design. A prova disso vem do Salão do Automóvel de Los Angeles, nos Estados Unidos, onde a Ford apresentou oficialmente o Mach-E.
Inspirado no Mustang, o modelo é um SUV-cupê de grande porte. A maior inspiração do esportivo está na dianteira, com a assinatura das três barras inclinadas, que também está presente nas lanternas. Apesar da revelação, o modelo só chega às lojas no final de 2020.
Interior by Tesla
A central multimídia chamada de SYNC 4 chama a atenção com uma tela de 15,5 polegadas instalada na vertical, como nos Tesla, mas isso não é uma mera coincidência. A marca diz que o tamanho e orientação da tela são frutos de oficinas com consumidores de carros elétricos da BMW e da Tesla.
O tamanho exagerado não afeta o sistema, que também conta com Android Auto e Apple CarPlay, que agora podem ser acionados via wireless, ou seja, sem a necessidade de conexão de cabos USB.
Preços e versões
O SUV 100% elétrico será vendido em cinco versões. A Select fará a porta de entrada por US$ 43.985, equivalente a pouco mais de R$ 184 mil em conversão direta. A segunda versão é a Premium, que custa US$ 50.600 (R$ 212 mil), enquanto a configuração California Route 1 é tabelada em US$ 52.400 (R$ 220 mil).
Acima dessas estará a versão especial de lançamento, First Edition, que será vendida por US$ 59.990 (R$ 251 mil). A topo de linha, mais potente e mais rápida, será a GT Performance, que só chega em 2021, mas com preço já definido em US$ 60.500 (R$ 253.700).
O Mustang Mach-E poderá ter 258 cv, 286 cv e 338 cv, com autonomias que variam entre 337 até 434 quilômetros no ciclo norte-americano, chamado de EPA. A topo de linha tem 465 cv, enquanto o torque é de 84,6 kgfm para chegar aos 100 km/h em apenas 3 segundos. Em todas as versões são dois motores elétricos montados nos eixos do veículo.
Sobre as baterias, a Ford garante que em um sistema de 150 kW é possível restaurar o equivalente a 75 quilômetros de autonomia em 10 minutos. A marca também vai fornecer estações de carregamento em casa, em um sistema de até 240 volts.
A marca não divulgou as medidas do veículo, se limitando apenas a garantir que o porta-malas é capaz de levar 821 litros, enquanto sob o capô há um espaço de 136 litros para pequenas bagagens ou itens que precisam ser levados à parte da cabine.