O câmbio Powershift, aposentado pela Ford, parece não querer deixar a marca em paz. Após diversos problemas, que levaram a empresa a ampliar a garantia no Brasil, vários proprietários entraram na justiça contra a marca nos Estados Unidos. Agora a marca busca um acordo de US$ 30 milhões, cerca de R$ 125 milhões para encerrar o processo.
Cerca de 2 milhões de proprietários ou antigos proprietários, de Fiesta e produzidos entre 2011 e 2016 e Focus entre 2012 e 2016. Os problemas encontrados no câmbio foram os mesmos relatados no Brasil: câmbio patinando, engasgando e desaceleração involuntária, além de trepidação.
Além do pagamento em dinheiro, há um acordo para recompra dos carros defeituosos. Esse será o segundo acordo oferecido pela marca, uma vez que o primeiro foi classificado como injusto para os consumidores. A Ford já gastou US$ 48 milhões para comprar de volta 2.666 veículos. A informação foi divulgada pelo jornal Detroit Free Press.
No Brasil, além da dupla, o EcoSport também era equipado com câmbio Powershift. A marca trocou a caixa por uma convencional, sem dupla embreagem, quando reestilizou o SUV. O Fiesta não teve a mesma sorte e morreu com a transmissão problemática. O Ka só ganhou automático quando a Ford já havia abandonado o de dupla embreagem.