PUBLICIDADE
HomeNotíciasMercado
Compartilhar

Geely se torna a terceira maior fabricante da China

Empresa local só perde para a VW e para a GM em seu território. O que é um feito e tanto

Quem não conhece o mercado chinês pode achar que as fabricantes locais são fortíssimas por lá. Ledo engano. A maior do país foi a que primeiro se estabeleceu por lá, a Volkwagen (com o Santana brasileiro). Depois vieram todas as demais fabricantes ocidentais, que lideram as vendas em grandes cidades. Especialmente as marcas de luxo. A verdade é que as chinesas têm mais oportunidade de crescer em mercados externos, sensíveis a preço, do que em seu próprio território. Ou tinham. Pelo até o fechamento do primeiro semestre de 2018, quando a Geely anunciou seus números de vendas e se consolidou como a terceira maior fabricante de seu país. Uma marca muito impressionante.

Nos seis primeiros anos de 2018, a empresa teve um crescimento de lucro de 54% e previu que baterá sua meta de 1,58 milhão de unidades naquele mercado neste ano. O resultado já coloca a empresa à frente de Nissan, Honda e Toyota. Não é à toa que as japonesas planejam ampliar urgentemente sua capacidade de produção no país. Só a Nissan anunciou que pretende aumentar a sua em 40% na China.

Geely SX11

Este não é o primeiro sinal de que a estratégia de Li Shufu, controlador da Geely, anda rendendo bons frutos. Em fevereiro deste ano, a empresa comprou 9,69% das ações da Daimler. Também comprou a Lotus em maio de 2017, além de uma participação na fabricante malaia Proton. Fundou a Lynk & Co. É dona da Volvo desde 2010 e a empresa sueca só cresceu. Em suma, vem fazendo um monte de coisas que mostram que a Geely não está de brincadeira. Mais uma das coisas que nos fazem pensar que a empresa não ficará fora do Brasil por muito tempo. O plano, afinal de contas, é crescer no mundo todo. E isso também envolve o maior mercado do mundo. No caso da Geely, seu mercado doméstico.

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Hatchback
Sedã
Picape
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro