PUBLICIDADE
HomeNotíciasNovidades
Compartilhar

Gordon Murray fabricará carros. E o primeiro deles sucederá o McLaren F1

Primeiro modelo, fabricado sob o método iStream, será um topo de linha que prezará a leveza e a simplicidade

Em 2009, o projetista do McLaren F1, Gordon Murray, disse à revista Car que ele pretendia criar um supercarro que sucederia sua maior criação. Bastava que ele conseguisse vender algumas licenças de seu revolucionário sistema de produção em série, o iStream. Para fazer caixa, evidentemente. O caso é que não foi assim tão simples vender o iStream. Murray anda paquerando a Yamaha faz tempo. Chegou até a conversar com Eike Batista sobre uma legítima fabricante brasileira de automóveis, que seria construída no Porto de Açu, então de propriedade da LLX, mas o assunto não foi adiante. Depois de emplacar o iStream com o pessoal da TVR e prestes a mostrar mais um conceito com a Yamaha, Murray deve ter finalmente chegado onde queria lá atrás. E, 8 anos depois, anunciou a criação da Gordon Murray Automotive, cujo primeiro carro será um "flagship" na mesma linha do McLaren F1. Em outras palavras, seu sucessor.

Infelizmente não existe uma palavra em português que descreva exatamente o que "flagship" quer dizer. Em italiano, há o termo "ammiraglia". É o modelo topo de linha, o mais sofisticado de uma fabricante. Ainda que seja exatamente este o termo usado pelo release da Gordon Murray Automotive, e ele não fale em momento nenhum em um hipercarro, o próprio Gordon Murray trata de tirar qualquer dúvida sobre o que o modelo será. "Com nosso primeiro novo carro, mostraremos um retorno aos princípios de estilo e de engenharia que fizeram do McLaren F1 um modelo tão icônico", disse ele. Pois é!

Gordon Murray e o McLaren F1

Cá entre nós, o McLaren P1 até tentou superar seu antecessor, mas não teve nem o mesmo carisma nem o mesmo tipo de aura que envolveu o F1. Com isso, o posto de F1 dos tempos atuais continua vago. A McLaren até tem o projeto de um novo P1, chamado tanto de P15 quanto por seu nome de projeto, BP23. E ele até terá o mesmo arranjo de bancos do F1, mas ainda carece, provavelmente, das mesmas coisas que Murray citou: princípios de estilo e de engenharia. Que provavelmente só o criador do carro seria capaz de reproduzir.

Gordon Murray recebe troféu do The Guild of Motoring Writers

Os detalhes sobre o "novo F1" serão divulgados na abertura do evento "One Formula", que celebrará, em 3 de novembro, os 50 anos de carreira do projetista. Que não é apenas o pai do McLaren F1, mas também do McLaren MP4/4, que deu o primeiro título mundial de F1 a Ayrton Senna, e dos Brabham BT49 e BT52, com os quais Nelson Piquet ganhou seus dois primeiros campeonatos na categoria.

O novo carro servirá não só para estabelecer a Gordon Murray Automotive como uma empresa de respeito, mas também como vitrine para o sistema de produção iStream. Criado em 2008, ele coloca a fibra de carbono ao alcance de consumidores comuns, segundo a empresa. Isso porque todo o processo de criação dos painéis é automatizado, com ciclos de 100 segundos. Chamados de iPanels e de painéis de integração, as peças de fibra de carbono são aliadas ao iFrame, um chassi metálico. Com isso, os modelos exigem um investimento até 80% mais baixo em sua produção, as fábricas iStream ocupam apenas 1/3 do espaço de fábricas convencionais e um gasto de energia até 60% inferior. Tudo isso com modelos muito superiores em resistência à torção, menos sujeitos à corrosão e mais seguros e leves, de acordo com a empresa.

O vídeo acima, hipnótico, mostra a produção do TVR Griffith. Um projeto do qual Murray participou. O novo carro será inteiramente do mago das pistas.  Ficaremos de olho nas notícias sobre o sucessor do F1, aguardando ansiosamente pelo dia 3 de novembro.  

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro