PUBLICIDADE
HomeNotíciasMercado
Compartilhar

Governo federal pretende cortar 25% do IPI

Medida visa conter a inflação e impulsionar a indústria

O ministro da Economia, Paulo Guedes, informou que o Governo Federal pretende reduzir em 25% a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Guedes ainda afirmou que a proposta de redução do tributo conta o apoio do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), além do ministro chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, e do presidente da República, Jair Bolsonaro.

Segundo fontes ouvidas pela Reuters, o governo consultou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a viabilidade da medida. A consulta seria por cautela, uma vez que haveria corte na arrecadação sem previsão de compensação. A ideia é tentar conter a inflação e dar um impulso à indústria.

Ainda de acordo com a Reuters, o corte de 25% representaria uma perda de R$ 20 bilhões ao ano em arrecadação. Desse montante, metade seria perda de arrecadação do governo federal, enquanto o restante virá dos cofres estaduais e municipais. 

A indústria automotiva seria uma das mais beneficiadas. As alíquotas entre os carros variam entre 7% para veículos com motor até 1.0 e chegam a 25% no caso de automóveis com motores 2.0 a gasolina. Ainda não está claro se a medida afetará os veículos importados. 

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro