Muita gente torce o nariz para o Toyota Etios. É fato que seu visual não é dos mais harmoniosos, além disso, seu custo-benefício sempre foi criticado perante os rivais. Isso acontece pois ele sempre foi consideravelmente mais caro que os demais, mas sem oferecer diferenciais em itens de série. No entanto, se tratando do mercado de usados, as coisas podem mudar um pouco.
Se você ainda não conhece nosso Guia de compra, já trouxemos carros como Volkswagen Polo, Fiat Argo, Jeep Renegade, Peugeot 208, Honda Fit, entre outros. Aqui, tiramos a limpo preços sugeridos, além de qualidades e defeitos de opções no mercado.
EQUIPAMENTOS E TECNOLOGIA
PRÓS E CONTRAS
QUAL VERSÃO COMPRAR?
DESEMPENHO
Por motivos de racionalidade, equipamentos e desempenho, focaremos nas unidades a partir da linha 2017. Nesse ano-modelo, o Etios ganhou visual um pouco melhor (em duas versões apenas), mas as grandes novidades foram a inserção do câmbio automático de quatro marchas e painel digital, além de melhorias nos motores.
Confira o preço KBB de todas as versões do Toyota Etios
Voltando a falar de desempenho, na linha 2017, o modelo passou a contar com variação de tempo de abertura das válvulas e ganhou potência e torque. O 1.3 passou a produzir 88 cv com gasolina e 98 cv com etanol, enquanto o torque variava entre 12,3 kgfm e 12,8 kgfm com os respectivos combustíveis.
Neste caso, o carro até conta com boas arrancadas e retomadas, até por ser um veículo leve. No entanto, com a caixa automática de apenas quatro marchas o carro parece "preso". Isso acontece por conta das poucas marchas, que obriga o motor a ser mais elástico. Na cidade só se sente esse comportamento em grandes ladeiras. O câmbio manual de seis marchas auxilia na economia de combustível e não adiciona esse comportamento ao veículo.
Já o 1.5 passou a entregar 102 cv com gasolina e 107 cv com etanol, já o torque passou para 14 kgfm e 14,4 kgfm na mesma ordem. Obviamente, o desempenho é ainda melhor e se sente menos a sensação de arrasto com o câmbio de quatro marchas.
CONFORTO INTERNO
O acabamento do Etios não é dos melhores. A simplicidade do projeto é indicada nos materiais utilizados, em geral, plásticos rígidos. Há ainda preto brilhante no centro do painel e uma leve textura no lado do passageiro. O porta-luvas arredondado é grande, mas a tampa despenca com nos joelhos dos mais desatentos.
Apesar disso, o modelo conta com bom espaço, mesmo no hatch. O assoalho é quase plano e há ótimo espaço vertical e para os joelhos. Os bancos são bem confortáveis e, desde a linha 2017, contam com Isofix, cinto de três pontos e encosto de cabeça para todos os ocupantes.
No hatch, o espaço para bagagens é limitado. São 270 litros, segundo a Toyota, o que está na média do segmento. Já o sedã conta com impressionantes 562 litros, sendo uma ótima opção pra taxistas e motoristas de aplicativo. No entanto, isso não reflete na quantidade de porta-objetos, são poucos. O que poderia ser melhor é a ergonomia, já que alguns comandos ficam escondidos e dificultam a operação.
EQUIPAMENTOS E TECNOLOGIA
São itens de série na versão X (a partir de 2017): ar-condicionado, banco do motorista com ajuste de altura, banco traseiro rebatível, chave com comando de abertura e fechamento das portas, computador de bordo, direção elétrica progressiva, trio elétrico (presente nos vidros dianteiros e traseiros) e rodas de aço aro 14" com calotas integrais. Falta o rádio, mas no mercado de usados é fácil encontrar unidades com o item já instalado.
A grande notícia da linha 2017 foi ter mudado o painel de instrumentos analógico por um digital. Aliás, as funções do painel digital são bem interessantes. É possível calcular em reais o quanto você gastou em determinado trecho ou desde o abastecimento, etc. No entanto, só em 2019 todas as versões passaram a contar com controles de tração, estabilidade e auxiliar de partida em rampas.
A central multimídia, presente nas versões mais caras, independentemente do ano-modelo, deixa muito a desejar. Confusa, lenta e de difícil operação. Além disso, não conta com as conectividade com Android Auto e Apple CarPlay. Sendo assim, este não deve ser um item obrigatório na hora de procurar uma unidade no mercado de usados. Certamente valerá mais investir em um acessório posteriormente.
Consumo
Abaixo o consumo médio segundo o Inmetro considerando médias cidade e estrada, respectivamente:
Toyota Etios 1.3 MT – 8,6 km/l e 9,8 km/l com álcool e 12,6 km/l e 14,2 km/l com gasolina
Toyota Etios 1.3 AT – 8,2 km/l e 9,2 km/l com álcool e 11,8 km/l e 13,3 km/l com gasolina
Toyota Etios 1.5 MT – 8,3 km/l e 9,8 km/l com álcool e 12,4 km/l e 14,1 km/l com gasolina
Toyota Etios 1.5 AT – 8,1 km/l e 9,2 km/h com álcool e 11,9 km/l e 13,2 km/l com gasolina
PRÓS E CONTRAS
Vantagens | Desvantagens |
Espaço interno | Acabamento |
Dirigibilidade | Itens de série |
Desempenho | Equipamentos de segurança |
Econômia de combustível | Porta-malas do hatch |
Ajuste do câmbio automático | Painel central |
QUAL VERSÃO COMPRAR?
O foco de compra, caso esteja procurando por um carro com preço mais acessível, a versão X, mais básica, deve ser sua escolha. Curiosamente, as equipadas com câmbio automático são ligeiramente mais baratas que as manuais. Segundo nossa ferramenta de preço, o hatch X automático custa, em média, R$ 38.517 contra R$ 38.824 para a mesma versão com câmbio manual. No caso do sedã, o preço parte para R$ 42.006.
As demais versões sobem consideravelmente o preço, dependendo da configuração encosta nos R$ 50 mil. Você pode consultar outros ano-modelos, versões e até mesmo selecionar os itens de cada versão em nossa ferramenta exclusiva de preços.
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